Segundo Festival Hola Lisboa abre 4ªfeira com "Tropa de Elite"

Lisboa, 20 Mai (Lusa) - A segunda edição do festival de cinema Hola Lisboa começa quarta-feira no cinema São Jorge com a antrestreia nacional do filme brasileiro "Tropa de Elite", de José Padilha.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

O filme, premiado este ano no Festival de Cinema de Berlim com o Urso de Ouro, só chegará aos cinemas a 19 de Junho.

"Tropa de Elite", que integra a competição do Hola Lisboa, baseia-se nas histórias de um polícia do Batalhão de Polícia de Operações Especiais (BOPE), cujos métodos de combate à criminalidade e ao tráfico de droga nas favelas do Rio de Janeiro ultrapassam as fronteiras da legalidade.

À segunda edição, o Hola Lisboa alarga-se ao território do cinema ibero-americano com oito filmes do Brasil, Chile, Argentina, Colômbia, Espanha e Portugal em competição.

Além de "Tropa de Elite", a selecção oficial integra "Dot.com", do realizador português Luís Galvão Teles, "Ó pai, ó", de Monique Gardenberg (Brasil), "Radio Corazon", de Roberto Artiagoitia, e "Padre Nuestro", de Rodrigo Sepúlveda, ambos do Chile, "XXY", de Lucia Puenzo (Argentina), "Sonar no cuesta nada", de Rodrigo Triana (Colômbia), e "Barcelona, un mapa", de Ventura Pons (Espanha).

O júri, que irá escolher a melhor longa-metragem, argumento, direcção e fotografia e atribuir o grande prémio, é composto pelo acto francês Robert Sanzéy, pelo músico Gil do Carmo, pelo actor angolando Carlos Paca e pelo produtor romeno Daniel Mitulescu.

Este ano o Festival Hola Lisboa dedica uma homenagem ao actor Rogério Samora, exibindo, no encerramento do certame, no domingo, o filme "Delfim", de Fernando Lopes, onde é protagonista ao lado de Alexandra Lencastre.

No âmbito do festival, Gil do Carmo actuará no cinema São Jorge na sexta-feira, onde apresentará o álbum "Sisal", que acaba de editar.

SS.


PUB