Seis bandas disputam sábado final do concurso IberRock, em Viseu

Seis bandas disputam sábado à noite, em Viseu, a grande final do concurso IberRock, uma das iniciativas integradas no programa do I Festival Ibérico de Rock.

Agência LUSA /

"Dollar Llama" (Lisboa), "Puma" (Porto), "I Scream" (Batalha), "Snail" (Porto), "Umeed" (Viseu) e "Sutzu" (Odivelas) foram as bandas seleccionadas em sessões públicas realizadas em Abril e Maio e que sábado vão disputar os três primeiros lugares, no palco da discoteca "The Day After".

As seis bandas finalistas têm já assegurada a presença no I Festival Ibérico de Rock - que se realizará em Viseu de 14 a 17 de Julho -, mas as três vencedoras assinarão um contrato com a organização, no valor de 2.000, 1.750 e 1.500 euros.

Entre o júri da noite encontram-se os jornalistas António Freitas (Antena 3/Curto Circuito), Nuno Sousa (Público) e Rui Pedro Reis (SIC), contando a final com a apresentação de Ana Rita Clara e Luís Maia (SIC).

Ao concurso apresentaram-se 65 candidatos de todo o país, dos quais foram seleccionados 24, que foram sujeitos a seis eliminatórias.

O I Festival Ibérico de Rock, uma parceria entre as cidades de Viseu e Salamanca (Espanha), é um evento multifacetado, que, segundo a Câmara da cidade, "pretende proporcionar um encontro de gerações através da música rock, pop/rock dos anos 60 e dance music".

A partir de 14 de Julho, a música será distribuída por três palcos: o Viriato, onde "vão passar os melhores do rock ibérico da actualidade", o do Adro, onde actuarão "as duas bandas de maior sucesso do pop/rock dos anos 60, Los Bravos e os Sheiks", e o "The Day After", onde os "iberRockers" são convidados a prolongar as noites "vivendo a intensidade da dance music".

Paralelamente, serão desenvolvidas várias actividades, nomeadamente uma exposição de carros famosos, desportos radicais, uma feira de discos e um torneio ibérico de golf.

PUB