Seis livros portugueses candidatos aos Gourmand World Cookbook Awards

Lisboa, 15 dez (Lusa) -- Seis livros portugueses de gastronomia, entre eles, "Porco alentejano, o senhor do montado", são candidatos aos Gourmand World Cookbook Awards que serão anunciados em março, em Paris.

© 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

"Porco alentejano, o senhor do montado/El cerdo alentejano, el señor de la dehesa" ganhou o Gourmand Internacional para a categoria "Single subject", Portugal, e encontra-se, assim, em competição para o prémio "Best in the World", em que irá, no próximo ano, competir com obras de todo o mundo na mesma categoria.

O álbum bilingue "O Senhor do Montado", de Alberto Franco, com fotografia de José Manuel Rodrigues "é um convite à descoberta de tesouros gastronómicos e paisagens humanizadas", afirmou o catedrático da Universidade de Évora José Luís Tirapicos Nunes.

O álbum, editado pela Althum, com referencia à história e a evolução da espécie suína, destacando a raça que é criada no montado alentejano, o "porco preto".

Outro título na corrida internacional é o livro de culinária lançado recentemente pelo chef Ljubomir Stanisic, "Papa Quilómetros", editado pela Casa das Letras, que foi distinguido na categoria Culinary Travel Guide/Portugal.

Também desta editora "Ingrediente Secreto", do chef Henrique Sá Pessoa, foi premiado na categoria "TV Celebrity Western Europe"/Portugal.

"Bimby -- Receitas com História" e "Do Convento para a Bimby", da parceria editorial Bertrand/Vorwerk venceram em Portugal nas categorias "Corporate" e "Desserts", respetivamente.

Um terceiro título também da Bertrand Editora, "Cozinha com Ciência e Arte", de Joana Moura, com fotografia de Rita Silva, venceu na categoria "Food for Professionals"/Portugal.

Todas as obras por terem ganhado nas respetivas categorias em Portugal, estão selecionados para competir com os vencedores dos outros países nas mesmas categorias para os Gourmand World Cookbook Awards - Best in the World, cujos vencedores serão anunciados no dia 06 de março, na capital francesa, no âmbito da Paris Cookbook Fair.

Portugal já venceu um World Gourmand Award em 2009 com o livro "Uma cozinha no Douro", de Celeste Pereira e Rui Paula, editado pela QuidNovi.

Tópicos
PUB