Selos das antigas dinastias chinesas expostos em Macau
O Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais de Macau inaugura a 27 de Setembro nas casas Museus da ilha da Taipa uma mostra de selos das antigas dinastias chinesas, uma colecção da Casa Zhen Qin Zhai.
Intitulada "Sinetes Raros - Exposição de Selos da Antigas Dinastias da Colecção da Casa Zhen Qin Zhai", a mostra inclui 200 peças propriedade de Siu Chun Yun, um dos maiores coleccionadores de sinetes em Macau, onde os caracteres chineses eram gravados em materiais tão diversos como a carapaça de tartaruga da dinastia Yan, as de bronze, da dinastia Zhou, e as de pedra, da dinastia Qin.
"Este tipo de inscrições, com suporte de gravação em ouro, bronze, jade ou pedra, ficou conhecido como `kam sec` (gravações em metal e em pedra), designação que abrange selos e carimbos", refere uma nota explicativa da exposição.
A mesma nota refere que "após a unificação dos Seis Reinos pelo Reino de Qin, estipulou-se que os selos usados por imperadores seriam designados por +Xi+, enquanto que aqueles utilizados por oficiais e populares chamar-se-iam +Yin+".
Pequenos no tamanho, os selos, ou sinetes como ficaram conhecidos, expressam a "cultura milenar chinesa e a variedade de estilos e riquezas de conteúdo" e foi durante os períodos das dinastias imperiais que se produziram os sinetes de maior valor estético e artístico feitos em materiais como a prata, jade, lazurita, ferro, aço e barro.