Seminário de Vilar do Porto rentabiliza espaço com restaurante, quartos e auditório
Porto, 30 jan (Lusa) -- A Casa Diocesana -- Seminário de Vilar, no Porto, outrora um espaço de retiro, rentabiliza hoje 13 pisos com um restaurante, cafetaria, bar e esplanada, quartos e salas de congressos, disse hoje à Lusa o diretor, cónego Álvaro Mancilha.
"O nosso primeiro objetivo é dar apoio logístico a todo o trabalho pastoral da Diocese do Porto (secretariados e movimentos), mas as capacidades do seminário são imensas, por isso, é necessário aproveitá-las e rentabiliza-las", disse.
Estas atividades, implementadas há dois anos, são "muito importantes" para a manutenção do Seminário de Vilar, que está aberto de segunda-feira a domingo, durante 24 horas, e a todas as pessoas sem exceção, afirmou o cónego.
O restaurante, na vertente self-service, está aberto os sete dias da semana e serve cerca de 200 refeições diárias à hora de almoço, havendo a possibilidade de as pessoas irem buscar e levar a comida para casa.
À noite, o restaurante só funciona com marcações, explicou.
Além disso, o Seminário de Vilar tem serviço de cafetaria, bar e esplanada com vista sobre o rio Douro.
O cónego Álvaro Mancilha salientou ainda a vertente do alojamento, com a existência de 90 quartos com televisão, internet e casa de banho privativa a preços reduzidos.
"Os preços correspondem aos serviços que prestamos, não pode haver concorrência desleal, ou seja, se nos equipararmos, por exemplo, a um hotel de três estrelas vamos praticar valores semelhantes", salientou.
Neste contexto, o Seminário de Vilar estabeleceu um protocolo com a Universidade do Porto (UP) para acolher estudantes nacionais e internacionais, oferecendo-lhes condições de residência universitária.
Para além destes serviços, o Seminário de Vilar arrenda as 14 salas de reuniões e conferências, com funcionalidades e lotações diferentes, tal como o auditório com 1280 lugares, para eventos académicos, comerciais ou encontros profissionais.
O cónego Álvaro Mancilha lembrou que os serviços de restauração e alojamento são uma segunda atividade do Seminário de Vilar, sendo uma forma de manter os 35 funcionários atuais.
"Esta aposta e caminho tem sido positivo porque a resposta das pessoas é boa", afiançou.
A título de curiosidade, o cónego Álvaro Mancilha referiu que para deixar nestes serviços a "marca da Igreja Católica" decidiu colocar nas faturas o lema do Ano Pastoral de 2014/15 estabelecido pela diocese: "A alegria do Evangelho é a nossa missão".
Segundo o diretor do espaço, o próximo passo é implementar uma maior dinâmica cultural com exposições e concertos de órgãos grátis e abertos a toda a população.
No próximo sábado, o Seminário de Vilar inaugura, num espaço contíguo, um albergue de peregrinos de Santiago de Compostela com 12 camas, cuja contribuição é livre e voluntária.