Sequeira Costa inicia em Madrid a Integral dos concertos para piano e orquestra de Beethoven

Lisboa, 27 Nov (Lusa) - O pianista Sequeira Costa inicia hoje em Madrid, no Teatro Albéniz, a Integral dos concertos para piano e orquestra de Ludwig van Beethoven, com a Orquestra da Comunidade de Madrid, sob a direcção de José Ramon Encinar.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Hoje serão interpretados os concertos números 01 e 03, quinta-feira os concertos números 02 e 04 e domingo o n.º 05, "Imperador".

O pianista português gravou em 2005, em Londres, a Integral das Sonatas para piano de Beethoven (1770-1827), compositor que foi também um dos escolhidos, este ano, para o seu concerto nos Festivais de Sintra.

Discípulo de Vianna da Motta, de quem - como assinalou à Agência Lusa - herdou "o método de disciplina e rigor" Sequeira Costa foi ainda aluno de Mark Hamburg, Edwin Fischer, Marguerite Long e Jacques Fevrier.

As suas interpretações de Beethoven, ao lado das de Albéniz e Rachmaninov, são habitualmente descritas "como verdadeiramente autênticas".

"O alcance expansivo da variação no seu timbre e da coloração concedem-lhe o primado da autoridade em qualquer estilo, sendo as audiências dominadas pelas qualidades do seu sedoso fraseado e pelo seu som cristalino", lê-se no site da Fundação Calouste Gulbenkian a propósito do pianista.

Em 1951, Sequeira Costa venceu o Grande Prémio de Paris no Concurso Internacional Marguerite Long, tendo desde então sido um dos nomes de maior projecção nos palcos internacionais.

A convite de Dimitri Chostakovitch fez parte do primeiro júri do Concurso Internacional Tchaikovsky, lugar que ocupou noutras edições, a mais recente das quais este ano.

Em Portugal é o principal promotor do Concurso Internacional Vianna da Motta que criou para homenagear a memória do "grande mestre".

Actualmente continua a realizar digressões aos Estados Unidos, Japão, Reino Unido, França e Portugal.

Em Junho do próximo ano apresentar-se-á pela primeira vez no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

PUB