Série infantil celebra 100 anos do nascimento de Erico Veríssimo
Um conjunto de histórias infantis em que Erico Veríssimo evoca obras clássicas vai ser lançado na próxima semana pela editora Ambar, que pretende assinalar o centenário do nascimento do escritor brasileiro com uma nova colecção.
"O Urso com Música na Barriga", "A Vida do Elefante Basílio", "As Aventuras do Avião Vermelho", "Os Três Porquinhos Pobres", "Outra Vez os Três Porquinhos" e "Rosa Maria no Castelo Encantado" são os seis volumes que integram a colecção.
Os livros para crianças, que dialogam com contos infantis clássicos como "O Capuchinho Vermelho" e "O Gato das Botas" ou com romances consagrados como "Os Três Mosqueteiros", de Alexandre Dumas, contam com imagens criadas pela ilustradora brasileira Eva Furnari.
Todos os volumes encerram com um texto do jornalista e escritor brasileiro Luís Fernando Veríssimo sobre o autor, seu pai.
Erico Veríssimo nasceu a 17 de Dezembro de 1905 na cidade de Cruz Alta, no Estado do Rio Grande do Sul, começou a trabalhar cedo devido a problemas económicos familiares e só no final da década de 20 avançou para a publicação de contos em jornais.
O ano de 1932 marcou a estreia literária do escritor brasileiro com uma colectânea de contos infantis, a que se seguiria, um ano depois, o romance "Clarissa", muito aplaudido pela crítica e que inaugurava uma importante carreira literária.
Com livros adaptados para teatro, cinema e televisão - caso de "Olhai os Lírios do Campo", que deu origem a uma telenovela - Erico Veríssimo, detentor do Prémio Machado de Assis, é o romancista brasileiro mais publicado no estrangeiro logo depois de Jorge Amado.