Série "Os sopranos" parte como favorita para os Emmy, anunciados no domingo
A série vedeta da cadeia de televisão por cabo norte-americana HBO, "Os Sopranos", deverá ser a grande vencedora dos Emmy, os mais cobiçados prémios da televisão dos Estados Unidos, que são atribuídos domingo em Los Angeles.
Ao cabo de oito anos de presença nos pequenos ecrãs, o último episódio da saga de uma família mafiosa de Nova Jérsia foi para o ar nos Estados Unidos em 11 de Junho último e "mobilizou" vários milhões de telespectadores ansiosos de conhecer o destino do "padrinho" Tony Soprano, interpretado por James Gandolfini.
"Os Sopranos" obteve 15 nomeações para a 59.ª cerimónia dos Emmy, nomeadamente nas categorias de melhor série dramática, melhor actriz (Edie Falco, no papel de Carmela Soprano, a mulher de Tony) e melhor actor (James Gandolfini).
Aquela que, para o New York Times, é "talvez a maior obra da cultura popular norte-americana dos últimos 25 anos", foi, desde a sua criação em 1999, nomeada 111 vezes e arrebatou 18 Emmys, entre os quais o de melhor série dramática (em 2004), de melhor actor (três vezes) para James Gandolfini e de melhor actriz, também três vezes, para Edie Falco.
A série de espionagem "24", transmitida desde 2001 pela cadeia Fox, conquistou no ano passado o Emmy da melhor série dramática mas este ano não foi seleccionada para a mesma categoria.
Apesar disso, Kiefer Sutherland poderá arrebatar a estatueta de melhor actor pela sua interpretação do agente Jack Bauer. Hugh Laurie, na série "Dr.House", é igualmente um sério rival de Gandolfini nesta categoria.
A competir na categoria da série dramática figuram, além de "Os Sopranos", "Anatomia de Grey", da ABC, "Boston Legal", também da ABC, a série de ficção científica "Heróis ", na NBC, e "Dr.House", da Fox.
Todas estas séries foram exibidas, ou estão ainda em exibição, em canais da televisão portuguesa.
Na categoria de melhor actriz, Edie Falco, de "Os Sopranos", vai enfrentar uma rival de peso, Sally Field, duas vezes vencedora do Óscar, seleccionada este ano pelo seu desempenho na série "Irmãos e Irmãs", também já exibida em Portugal.
No género comédia, a série "Betty feia", da ABC, obteve 11 nomeações, nomeadamente nas categorias de melhor comédia e melhor actriz (America Ferrara), ao passo que "Entourage", da HBO, concorre em sete categorias.
Outros nomes sonantes da sétima arte aparecem na lista de concorrentes. Entre eles, Robert Duvall, Alec Baldwin e Charlie Sheen.