Serralves recebe primeira exposição de Yto Barrada em Portugal
Porto, 08 jun (Lusa) -- A Casa de Serralves, no Porto, vai ser transformada, a partir de terça-feira, num "museu de história moderna e natural" pela artista marroquina Yto Barrada, cuja exposição "Salon Marocain" representa a sua estreia em Portugal.
"Entre as obras expostas estão fotografias a cores de brinquedos berberes, da coleção da etnógrafa francesa Thérèse Rivière, e uma seleção de objetos produzidos nas montanhas marroquinas do Atlas para alimentar o florescente mercado do artesanato de fósseis", referiu Serralves em comunicado.
A exposição, comissariada pela diretora do museu Suzanne Cotter, lança um "novo programa anual" na Casa de Serralves, através do qual artistas são convidados a expor o seu trabalho "em resposta ao contexto da Casa `art déco` e à sua localização no espaço do Parque de Serralves".
O trabalho de Barrada "evoca com engenho histórias interrelacionadas do colonialismo, as raízes etnográficas do modernismo do século XX e legados de expropriação e falsa acumulação informados pelas exigências da economia contemporânea".
Nascida em Paris em 1971, mas passando a vida entre a capital francesa e Tânger, Yto Barrada estudou história e ciência política na Sorbonne e fotografia em Nova Iorque.
Yto Barrada ganhou o prémio de artista do ano do Deutsche Bank em 2011, que levou a exposição "RIFFS" em digressão, tendo sido também distinguida pela Robert Gardner Fellowship em Fotografia e com o prémio Abraaj.