Serviço público de media em risco se não se adaptar aos novos consumos

por Antena 1

Mário Cruz - Lusa

O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, defendeu esta terça-feira a importância do digital no serviço público de media, realçando que, caso o setor não se adapte aos novos consumos, terá o futuro em risco.

O governante falava aos jornalistas, no final da sessão de apresentação do livro "Serviço Público de Média - Livro Branco", resultado do trabalho realizado pela Comissão do Livro Branco do Serviço Público de Rádio e Televisão, no Centro Cultural de Lisboa (CCB), em Belém.

Pedro Adão e Silva começou por destacar que o Livro Branco "é muito útil" e que valoriza "o papel da informação e do conhecimento para a tomada de posição política", mas acrescentou que o documento não é vinculativo "nem esgota aquilo que será o contrato de concessão" da RTP.

Porém, o ministro indicou que existem questões "que serão fundamentais para o novo contrato de concessão" da RTP, destacando "a importância do digital".

"Ou o serviço público de media se adapta e transforma face àquilo que são os novos consumos e à nova oferta de media ou então o seu futuro estará sempre sob risco e é uma ameaça real se não houver adaptação", afirmou Pedro Adão e Silva.

O governante destacou ainda como fundamental "a centralidade da informação".
pub