Sesimbra quer ter um festival que ponha a Arrábida na rota da sétima arte

por © 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Sesimbra, 07 set (Lusa) -- O "Finisterra -- Arrábida Film Art & Tourism Festival", que vai ser apresentado na sexta-feira, quer pôr Sesimbra na rota da sétima arte e sensibilizar o público para a urgência da preservação da Arrábida e do Cabo Espichel.

O fotógrafo Carlos Sargedas, co-organizador da iniciativa, disse à agência Lusa que a apresentação está marcada para as 12:30 de sexta-feira, no cineteatro João Mota, em Sesimbra, durante a mostra de filmes de Turismo deste ano.

"A ideia de organizar este festival surgiu na sequência das comemorações dos 600 anos do Cabo Espichel, no ano passado, e vai ao encontro do nosso interesse em afirmar as potencialidades desta região em termos turísticos, apostando na defesa do património, na valorização da cultura e na preservação do espaço", explicou.

O fotógrafo considera que a Arrábida -- "e o Cabo Espichel em concreto -- têm um potencial cinematográfico imenso e que muita gente desconhece": "Até agora já listámos 14 filmes, nacionais e internacionais, rodados nesta zona, como "O Convento", de Manoel de Oliveira, em que participam Catherine Deneuve e John Malkovich, ou "A Casa dos Espíritos", do realizador Bille August", afirmou.

A ideia é, portanto, atrair investidores, "criar um roteiro de imagens dos diversos filmes já filmados" e mostrar os argumentos naturais da região. A Arrábida, lembra o fotógrafo, "tem grutas, rios subterrâneos, falésias e uma história riquíssima".

"Até à data não soubemos aproveitar o interesse que os grandes investidores e produtores internacionais demonstraram neste local, e é isso que pretendemos começar a fazer com esta iniciativa", afirmou.

O "Finisterra Arrábida Film Art & Tourism Festival" vai, por isso, "premiar filmes e produções audiovisuais que promovam eficazmente o turismo em Portugal, em Sesimbra e na Arrábida e que promovam a implementação de boas práticas no sector do turismo -- responsabilidade social e do desenvolvimento sustentável".

Na competição vão poder entrar três géneros de produções: filmes publicitários com até 02 minutos, filmes de divulgação ou promoção com até 15 minutos e documentários ou reportagens com um máximo de 65 minutos.

Carlos Sargedas explicou ainda que "a temática tem que ligar-se com pontos finisterra, com o mar, com a montanha".

O juri será composto pelo realizador Carlos Coelho da Silva, pelo professor universitário Elvis Veiguinha, pelo realizador e argumentista Mário Patrocínio e pelo diretor da formação da RTP, Carlos Alberto Henriques.

A primeira edição do "Finisterra Arrábida Film Art & Tourism Festival" deverá realizar-se entre o final de maio e o início de junho de 2012 e será promovido por Carlos Sargedas, pela empresa Falcão Azul e pelo grupo Turiforúm, com o apoio da Câmara Municipal de Sesimbra (CDU).

Tópicos
pub