Sessões do Cineclube de Faro regressam à baixa da cidade

por Agência LUSA

As sessões semanais do Cineclube de Faro vão regressar em Março ao seu local original, os cinemas Santo António, depois de, durante 16 anos, terem sido acolhidas no auditório do Instituto Português de Juventude (IPJ), anunciou hoje o Cineclube.

Fundado a 6 de Abril de 1956, o cinquentenário clube, o segundo mais antigo do País, manteve as suas sessões ao longo de 35 anos no cinema de Santo António, em plena baixa de Faro, mas em 1991 foi para o IPJ.

Trata-se, pois, de um regresso ao velho espaço do centro da capital algarvia, recentemente remodelado, onde abriram três salas comerciais de cinema, uma das quais (a sala 2) foi cedida ao Cineclube para sessões às quartas-feiras, às 21:30.

Em comunicado, o Cineclube de Faro garante que fará uma "despedida condigna e justa" do IPJ, com um tributo à instituição que "com tanto respeito" o tratou durante mais de década e meia.

A despedida da sala do IPJ ocorrerá na próxima segunda-feira, dia 5, com a exibição do clássico "Moonfleet - O Tesouro do Barba Ruiva", de Fritz Lang.

A assinalar a estreia na nova sala, o Cineclube apresentará o ciclo "E Há os que Pintam", dia 14 com "Klimt", de Raoul Ruiz (Áustria/Alemanha, 2006), dia 21 com "Modigliani", de Mick Davis (EUA/França/Alemanha/Itália/Roménia/Reino Unido, 2004) e dia 28 com "Pintura Habitada", de Joana Ascensão (Portugal, 2006), sessão que contará com a presença da realizadora.

O preço de cada ingresso naquelas sessões é de três euros (não sócios) e 60 cêntimos (sócios).

Além das sessões semanais, o Cineclube de Faro exibe também o ciclo "50 Anos - 50 Filmes", no Bar Os Artistas, às 22:00, com entrada gratuita.

pub