Sex Pistols estreiam-se em Portugal em Julho no Festival Paredes de Coura

Lisboa, 08 Fev (Lusa) - A lendária banda punk britânica Sex Pistols, que fez furor nos anos 1970, actua pela primeira vez em Portugal no dia 31 de Julho, no Festival Paredes de Coura, anunciou hoje a organização.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Johnny Rotten, Steve Jones, Paul Cook e Glen Matlock (no lugar de Sid Vicious) vão passar pelo recinto na praia fluvial do Tabuão no primeiro dia da 16/a edição do festival minhoto, que se prolongará de 01 a 03 de Agosto.

O anúncio da passagem dos Sex Pistols por Portugal surge depois de a banda ter decidido reunir-se, em Novembro passado, para celebrar os 30 anos do seminal álbum "Never mind the bollocks, here´s the Sex Pistols".

O álbum, o único de estúdio, foi editado em Outubro de 1977 e inclui os temas "Anarchy in the UK" e "God Save the Queen".

Considerada uma das bandas precursoras do movimento punk no Reino Unido, os Sex Pistols surgiram em Londres em 1975 em reacção ao rock progressivo.

O grupo separou-se em 1978, depois de uma digressão pelos Estados Unidos, mas em apenas três anos revolucionou o panorama musical londrino, com uma atitude que abalou os costumes da época e actuações violentas, "incendiárias".

Já sem Sid Vicious, que morreu vítima de uma "overdose", a banda voltou a juntar-se em 1996, em 2003 e em finais de 2007.

Além de Portugal, os Sex Pistols têm agendados, segundo o site oficial, pelo menos mais cinco concertos no Verão no Reino Unido, Holanda, Suécia e Sérvia.

A par dos concertos, os Sex Pistols deverão editar um documentário em DVD, realizado por Julien Temple, que regista imagens dos concertos que deram em Novembro passado na Brixton Academy em Londres.

Os bilhetes para o Festival Paredes de Coura estão à venda a partir de hoje.

A edição de 2008 será organizada pela produtora Ritmos em parceria com a Everything Is New, uma colaboração que se irá estender à edição de 2009.

PUB