Shakira abre segundo Rock in Rio Lisboa
A segunda edição do Rock in Rio Lisboa arranca sexta-feira na capital com a colombiana Shakira a encabeçar a programação de um dia pensado para atrair famílias inteiras ao Parque da Bela Vista.
Shakira entra no palco Mundo às 23:45, mas os espectadores já terão tido várias oportunidades de cansar corpo e garganta, começando com os D`Zrt, favoritos de muitas crianças e adolescentes, às 19:00.
A brasileira Ivete Sangalo, que actua pelas 20:30, visita novamente o parque da Bela Vista, antes de dar lugar ao britânico Jamiroquai, especialista em chapéus vistosos e funk.
Além do palco principal, o festival apresenta bandas com menos visibilidade no Hot Stage, dos Room 74, que tocam às 16:30, aos Fingertips, às 17:50, concluindo com os Expensive Soul, às 19:40.
Para os mais noctívagos, o Rock in Rio tem uma alternativa dançável na Tenda Electrónica, das 20:30 às 04:00, com uma programação que inclui Groove Armada, David Guetta, Luís Leite & Alex SPS Darkountain Group com Cláudia Franco e o HP Toca Rufar Project.
Os Guns n`Roses, que no dia 27 chegam finalmente ao Rock in Rio, depois de terem cancelado uma actuação em 2004, tocam às 23:45, 14 anos depois de se terem estreado em Portugal no antigo Estádio de Alvalade.
Antes da banda de Axl Rose, o Rock in Rio recebe os britânicos The Darknesse, às 22:00, com o seu hard rock vindo directamente do estilo bombástico dos Queen e outras bandas que fizeram sucesso nos anos 80.
Os veteranos Xutos & Pontapés, mais uns repetentes no Rock in Rio Lisboa, actuam às 20:00, a seguir ao rock da brasileira Pitty, em estreia em palcos portugueses, às 19:00.
No palco Hot Stage, os Wraygunn de Paulo Furtado actuam às 16:30, seguidos dos Living Things, às 17:50, e Kill the Young, às 19:40.
Carl Cox é a atracção principal da Tenda Electrónica do dia 27, mas há tempo para Marco Bailey, Trevor Rockliffe e Jim Masters.
O Rock in Rio prossegue no dia 02 de Junho com Roger Waters à cabeça, acompanhado de Carlos Santana, Rui Veloso e Jota Quest no palco Mundo, enquanto Hands on Approach, Zé Ricardo e Starsailor actuam no Hot Stage.
A Tenda Electrónica apresenta no dia 02 o colectivo Body &
Soul NYC e Kuski Sax & Percussion.
A 03 de Junho, os Red Hot Chilli Peppers são a atracção do dia no palco Mundo, que receberá ainda os Da Weasel, Kasabian e Orishas.
No outro lado do recinto, o Hot Stage apresenta Tara Perdida, Fonzie e Sandra de Sá.
O último dia do festival tem os portugueses GNR a encerrar o Palco Mundo, celebrando 25 anos de carreira, mas Sting, outro repetente do Rock in Rio Lisboa, é o cabeça do cartaz, em que figuram ainda Anastacia, Corinne Bailey Era e Marcelo D2.
Os últimos sons do Hot Stage ficarão a cargo dos holandeses The Gathering, depois de Mesa e The Elected.
O DJ Danny Tenaglia encabeça o cartaz da Tenda Electrónica, mas o português DJ Vibe vai também fazer girar os pratos, depois de Tó Ricciardi e DJ Behrouz.
Além da música, a organização disponibiliza aos espectadores uma pista de neve com 50 metros para desportos radicais com aulas dadas por peritos, animação com fantoches e teatro infantil para as crianças.
Para facilitar o acesso, Metropolitano, CP e Fertagus alargam os horários das suas carreiras até mais tarde do que o habitual.