Siza Vieira já está no recobro após cirurgia bem sucedida- Hospital
Porto, 07 jun (Lusa) -- O arquiteto Álvaro Siza Vieira encontrava-se ao princípio da tarde na unidade de recobro pós-operatório do Hospital de Santo António, depois de uma cirurgia bem sucedida a uma fratura no úmero direito, disse à Lusa fonte hospitalar.
"A cirurgia já terminou, por volta das 13:20 e correu bem. O arquiteto está já no recobro, para recuperação da anestesia. Não teve qualquer outra lesão e o que se prevê é um curto internamento, de um ou dois dias", afirmou José Rocha Barros, chefe de equipa do serviço de urgência daquele hospital, numa conversa telefónica com a Lusa.
O médico disse que Siza Vieira sofreu uma queda "acidental" na quarta-feira. "Escorregou num degrau e caiu", explicou José Rocha Barros.
A única lesão sofrida foi na "diáfise do úmero direito", ou seja, "na parte longa do braço, que vai do ombro até ao cotovelo".
De acordo com o chefe do serviço de urgência do "Santo António", Siza Vieira fraturou o osso "a meio" e "não teve mais lesão nenhuma, é uma coisa simples", vincou.
O Hospital do Santo António revelou hoje que o arquiteto estava a ser submetido ao fim da manhã a uma intervenção cirúrgica devido a uma fratura do úmero resultante de uma "queda acidental numa escadaria".
"O arquiteto Álvaro Joaquim Melo Siza Vieira foi admitido no Hospital de Santo António do Centro Hospitalar do Porto na noite de quarta-feira, na sequência de uma queda acidental em escadaria, de que resultou uma fratura da diáfise do úmero direito. Está a ser operado", disse o boletim clínico enviado por email à Lusa, pelas 12:40.
Natural de Matosinhos, Siza Vieira, que faz 79 anos no dia 25 deste mês, tem obras por todo o mundo e recebeu o Prémio Pritzker (considerado o Nobel da Arquitetura) em 1992.
O arquiteto teve outras distinções, como o Prémio Nacional de Arquitetura, o Prémio Príncipe de Gales da Universidade de Harvard e o Prémio Luso-Espanhol de Arte e Cultura.
O Museu de Serralves, no Porto, o Pavilhão de Portugal da Expo 98 de Lisboa, o Centro Galego de Arte Moderna, a Fundação Iberê Camargo, no Brasil, a sede do Banco Nacional de Cabo Verde, ou a Serpentine Gallery Pavillion (esta com Souto Moura) são algumas das suas obras.