Soho portuense recebe sábado 10 exposições simultâneas
"O Frio Aumenta com a Claridade" é o título da mostra de Gerardo Burmester, na Galeria Fernando Santos, uma das 10 exposições simultâneas que são inauguradas sábado na zona da Rua Miguel Bombarda, onde se concentram as galerias de arte no Porto.
Considerado um dos autores que mais decisivamente contribuiu para a renovação do panorama artístico nacional na década de 80, Gerardo Burmester, 53 anos, estudou na Escola Superior de Belas Artes do Porto e viveu e trabalhou em Paris entre 1975 e 1978.
A mostra de Gerardo Burmester, que inclui instalação e vídeo, estará patente até 27 de Fevereiro.
Na mesma rua, conhecida como "o Soho do Porto", a galeria ARTHOBLER inaugura uma colectiva de três artistas, David de Almeida, Darío Basso e Paulo Neves, que estará patente até 24 de Fevereiro.
David de Almeida, considerado como uma referência da gravura portuguesa contemporânea, cuja técnica e concepção inovou ao longo das últimas três décadas, apresenta nesta mostra trabalhos de gravura e um conjunto de pinturas monocromáticas.
Darío Basso, nome importante da pintura espanhola contemporânea, representado em 32 colecções públicas (desde o Museo Nacional Centro Reina Sofia, de Madrid, até à portuense Fundação de Serralves), apresenta nesta mostra as suas últimas séries de pinturas.
O escultor Paulo Neves, definido como "neobarroco e neoprimitivo", trabalhando normalmente em madeira, apresenta um conjunto de peças que "tanto revelam a beleza dos materiais na sua brutalidade natural, como fazem homenagem ao barroco da talha revestida a ouro".
Na Galeria Graça Brandão está, a partir de sábado e até 17 de Fevereiro, uma mostra de fotografia de Armando Ferraz intitulada "Atelier Mínimo", enquanto na vizinha galeria Serpente o fotógrafo Douglas Kirkland apresenta os seus mais recentes trabalhos.
Sob o título "Future Prospects", Mário Pires Cordeiro expõe na Sala Maior da Galeria Presença os seus trabalhos de desenho e instalação, até 24 de Fevereiro, onde está também, na sala mais pequena, uma mostra de pintura de Joana Gancho, sob o título genérico "Pensando através dos meus olhos".
Saindo da Rua Miguel Bombarda, na vizinha D. Manuel II, ocorrem, no mesmo dia, mais duas inaugurações.
Na galeria São Mamede, González Bravo mostra as suas mais recentes pinturas, enquanto Miguel Rebelho apresenta a exposição de pintura "Espaços Etéreos", na Galeria 111.
Na Rua Adolfo Casais Monteiro, na galeria Plumba Contemporary Art, Luís Filipe Santos inaugura a exposição de pintura intitulada "Du Monde Ordinaire".
A décima inauguração do dia é a única que fica fora do Soho portuense.
Tem lugar na Módulo - Centro Difusor de Arte, na Avenida da Boavista, onde abre uma mostra de pintura de Sílvia Krivosiková.