Sokolov toca em Portugal, em Setembro, no âmbito da Rota dos Monumentos

O programa Rota dos Monumentos que visa a divulgação musical em espaços históricos, tem agendados até Setembro 16 concertos, com destaque para dois por Grigory Sokolov, considerado por muitos o maior pianista vivo.

Agência LUSA /
DR

Sokolov dará um recital dia 02 de Setembro na Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra e outro, dia 04, na Cidadela de Cascais.

Antes, porém, outros concertos estão agendados, realizando-se o próximo, quarta-feira, no Castelo de São Jorge, em Lisboa, apresentado pela actriz francesa Catherine Deneuve.



Deneuve apresentará um concerto, dirigido por Luis Bacalov, dedicado às bandas sonoras do cinema.

Bacalov estará à frente da "orquestra do festival" composta por 50 músicos provenientes de diferentes formações sinfónicas nacionais, repetindo o mesmo programa no dia seguinte.



Em Julho, a Rota passará pelo Palácio Nacional de Mafra, que será cenário dos "Jogos equestres", dias 14 e 15.

Na parada frente ao palácio "será montado uma arena simulada, onde a Escola Equestre Portuguesa executará várias habilidades ao som de composições do século XVIII, nomeadamente da autoria de Carlos Seixas e Sousa Carvalho", explicou à Lusa fonte da organização.

O maestro Harry Christophers que dirigiu já, na abertura deste festival, em Maio, o coro "The Sixteen", estará desta feita à frente da orquestra Divino Sospiro, que tem a particularidade de tocar em instrumentos de época (século XVIII).



Em Agosto, dias 04 e 05, nas Ruínas do Convento do Carmo, em Lisboa, apresentar-se-á o espectáculo "O fado e a guitarra portuguesa" com o fadista Camané e o guitarrista Ricardo Rocha.

Segundo a mesma fonte, "será passada em revista a história musical do fado, desde a modinha à actualidade".

Será também apresentada uma das coreografias concebidas por Vasco Wellenkamp para o espectáculo da sua companhia "Amarmália".



Ainda em Agosto, dia 31, e com repetição dias 01 e 03 de Setembro, na Cidadela de Cascais, apresentar-se-á uma versão da ópera "A flauta mágica" de Mozart, com marionetas criadas por Arne H¸gsander, que as manipulará com um assistente.

H¸gsander foi também o criador das marionetas utilizadas por Ingmar Bergman no filme "A flauta mágica" (1975).

A orquestra do festival será dirigida pelo maestro Jean- Bernard Pommier.

Setembro é o último mês desta iniciativa, que conta com o apoio da Direcção-geral de Turismo, Associação do Turismo de Lisboa e o Instituto do Património Arquitectónico, tendo agendados nove espectáculos, entre eles os dois recitais de Sokolov e duas récitas da ópera "A flauta mágica".



A ópera volta, aliás, a marcar presença dias 26, 28 e 30 de Setembro, no pátio central do Palácio da Ajuda, onde se apresentará "Don Giovanni", de Mozart.

Tugan Sokhiev dirigirá a orquestra do festival, e do elenco fazem parte, entre outros, as sopranos Iride Martinez e Victoria Nava, o tenor Vesvolod Grivnov e o barítono José Fardilha.

Ainda em Setembro, antes da ópera, a City of London Sinfonia, sob a batuta de Arild Remmereit, interpretará marchas militares na Cidadela de Cascais, dias 08 e 09 de Setembro.

PUB