"Som das musas" em ciclo de concertos de música clássica e Jazz
Os dois primeiros fins-de-semana de Setembro vão ser musicalmente preenchidos no concelho transmontano de Vila Flor com o "Som das Musas", ciclo de concertos de música clássica e de Jazz.
Numa região carenciada deste tipo de eventos, a iniciativa será uma oportunidade para músicos locais adquirirem formação e actuarem com mestres clarinetistas, além de servir também para a divulgação do património religioso
O mentor é o músico Pedro Caldeira Cabral que tem dinamizado iniciativas deste género na Terra Quente Transmontana, a terra natal da sua mulher, a pintora Graça Morais.
Numa região onde nas festas de Verão predomina a música popular ou a chamada música pimba, Pedro Caldeira Cabral propõe como alternativa a música clássica ou o som do jazz, que é raro ouvirem-se nesta zona.
No Sábado actua o quarteto de cordas "Tempus", na igreja de Santa Comba da Vilariça, com um cruzamento de obras clássicas de Mozart e Haydn com Jazz de Oliver Nelson, Dizzy Gillespie e Pat Metheny.
Este concerto, protagonizado por "novas esperanças da música", é, segundo Pedro Caldeira Cabral, um "elogio à juventude".
O músico dividiu o ciclo de concertos em temáticas e o segundo dia é um elogio à "mestria" com a actuação do quarteto de clarinetes de Lisboa, sob a direcção de Luís Gomes.
O quarteto vai interpretar na igreja de Vilas Boas, obras de Astor Piazolla, Carlos Paredes, Tomaso Albinoni e uma selecção de fados.
Segundo Pedro Caldeira Cabral, os quatro mestres clarinetistas vão partilhar a sua experiência numa acção formativa destinada a músicos da região desta área.
A iniciativa surge a pensar naqueles que participam nas "muitas bandas de música" existentes nesta região ou que frequentam escolas profissionais de música e conservatórios regionais.
Segunda-feira à tarde, a todos esses será dada a oportunidade de actuar em conjunto com os mestres no centro cultural de Vila Flor.
No segundo fim-de-semana de Setembro, o centro cultural acolhe, sábado, o Art Jazz Quartet, sob a direcção de Mário Franco, com peças originais e standards de Jazz.
Domingo, dia 15, a música regressa ao espaço religioso, na igreja da Trindade, com La Batalla e a direcção de Pedro Caldeira Cabral, no concerto "Speculum Mirabilium" de cantigas de louvor e milagres de Nossa Senhora em Terras de Portugal.