Sonae cria coleção de obras contemporâneas e inaugura exposição com Serralves

Porto, 17 nov (Lusa) -- A Sonae vai dar início à sua coleção de arte contemporânea com duas obras escolhidas de uma exposição da britânica Charlotte Moth e da dupla nacional !Von Calhau!, a inaugurar no sábado, anunciou hoje o grupo.

© 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Como resultado de uma parceria entre a Sonae e a Fundação de Serralves, vai ficar aberta de sábado até dia 22 de dezembro a exposição "Discurso Visual", no Instituto Araújo Porto, fruto da residência artística que decorreu ao longo dos últimos três meses na cidade e que levou os artistas a contactarem com vários agentes culturais, alunos e com a comunidade.

"Queremos que a coleção de arte contemporânea da Sonae marque um novo período e que a sua própria criação e constituição seja algo novo e disruptivo. Nesse sentido, vamos procurar criar contextos e ambientes propícios à criatividade e inovação, que possam resultar em obras que reforcem a coleção", afirmou, em comunicado conjunto com Serralves, a diretora de comunicação da Sonae, Catarina Fernandes.

Desta exposição, que combina trabalhos da artista Chalotte Moth e dos portugueses !Von Calhau! (Marta Baptista e João Alves), vão ser escolhidas duas obras, que ficarão depositadas de forma temporária em Serralves.

A escolha de um espaço que durante a maior parte da sua existência foi uma escola para surdos-mudos "corresponde ao recente interesse de muitos artistas em repensar modelos pedagógicos e de transmissão de conhecimento", explicaram as duas instituições envolvidas no projeto.

De acordo com o comunicado da Sonae e de Serralves, os três artistas tiveram acesso a "espaços de trabalho e condições de produção que lhes permitiram produzir obra nova, nalguns casos pensada especificamente para o espaço onde tem lugar a residência e a exposição que agora se apresenta".

TDI.

 

Tópicos
PUB