Spot de dois portugueses ganha em Berlim primeiro prémio do Festival Prix-Europa
Os portugueses Carlos Gomes e Joana Rão venceram hoje, em Berlim, o Prix-Europa 2007 na categoria de Spot, com "Igualmente Diferentes", um trabalho subordinado ao tema "I Am Europe" (Eu Sou a Europa).
O pequeno filme de um minuto foi o mais votado na Internet, o modo escolhido para sagrar o vencedor deste concurso entre 30 produções concorrentes de 16 países.
O prémio de seis mil euros, patrocinado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros alemão, e a estatueta do Prix-Europa, uma cabeça de touro inspirada na mitologia grega, foram atribuídos ao spot dos dois portugueses, que joga com as bandeiras, as músicas, os trajes e outros hábitos dos povos nos 27 Estados-membros da União Europeia, numa combinação de cores e sons que agradou aos internautas.
"Não estávamos à espera de poder ganhar, tinhamos visto os outros filmes, e achei que o nosso era interessante, mas tecnicamente havia outros muito melhores", disse à Lusa, em Berlim, Carlos Gomes, após a gala do Prix-Europa para entrega dos prémios.
"Tivemos muito pouco tempo para fazer o spot, porque só vimos o anúncio do concurso na véspera de terminar o prazo de entrega e pensámos em desistir, mas a ideia de tentarmos dizer o que é ser europeu num minuto prevaleceu, e tentámos então fazer uma coisa simples, directa, para que as pessoas percebessem que somos iguais na diferença", disse ainda o jovem realizador português.
Depois, Carlos teve uma noite inteira de trabalho, a editar, com a Joana, a sua namorada, mas ainda conseguiram mandar o pequeno filme para Berlim, "mesmo ao cair do pano".
Entre os 255 nomeados deste ano para os prémios do Prix-Europa em 13 categorias de trabalhos de diveros géneros em televisão, rádio e internet, estavam outras duas produções portuguesas, o documentário "A Minha Aldeia já não Mora Aqui", de Catarina Mourão, rodado durante seis anos na velha Aldeia da Luz, entretanto submersa pelas águas da Barragem do Alqueva, e "Ostras", uma produção radiofónica de Pedro Coelho para a Radiodifusão Portuguesa (RDP).
O Prix-Europa, que tem o alto patrocínio do Parlamento Europeu, é o maior festival europeu do género, e a sua 21.ª edição decorreu este ano entre 13 e 20 de Outubro, em Berlim e Potsdam, com a presença de cerca de mil profissionais do ramo oriundos de 40 países.
Este ano, o festival apresentou algumas novidades, entre as quais a Noite do Filme Policial, o Radio Day das Culturas Europeias, em cooperação com a União Europeia de Radiodifusão (EBU), em que estão filiadas 40 emissoras de países, e o concurso de spots com votação pela Internet, que teve vencedor português no ano de estreia.