"Star Wars", sucesso de bilheteiras na estreia

por RTP
Mario Anzuoni - Reuters

O segundo capítulo da terceira trilogia do universo “Star Wars”, que nos Estados Unidos se estreou dia 15, bateu recordes no primeiro fim de semana, tornando-se a segunda melhor estreia no mercado norte-americano.

Nos três primeiros dias em exibição, o novo episódio da saga arrecadou cerca de 220 milhões de dólares - ou seja, 187 milhões de euros - só nos Estados Unidos e no Canadá, superando as expectativas da Walt Disney.

Na lista de filmes com mais receita nos EUA, o recente episódio de “Star Wars”, dirigido por Rian Johnson, encontra-se em segundo lugar com apenas 11 por cento a menos de bilhetes vendidos do que o filme anterior da mesma saga, “Star Wars: O Despertar da Força”, que quando saiu em 2015 arrecadou 247,9 milhões de dólares (o correspondente a 211 milhões de euros).

Além de ser já a segunda melhor estreia de sempre nos EUA, o episódio VIII já integra o grupo dos quatro filmes que estrearam conseguindo mais de 200 milhões de dólares, juntando-se ao episódio VII da saga e aos filmes “Os Vingadores” e “Jurassic World”.
55 mercados

A nível global, segundo a empresa comScore, as expectativas estão nos 450 milhões de dólares (382 milhões) em 55 mercados internacionais, não sendo conhecidos ainda os registos de bilheteira de muitos destes mercados cinematográficos, incluindo o da China, onde ainda não estreou, e do Japão, que é dos maiores.

O filme superou também as expectativas dos críticos, tendo obtido uma grande percentagem de críticas positivas por parte dos principais críticos cinematográficos.

Marcado pela última participação da atriz Carrie Fisher, a Princesa Leia que marcou a primeira trilogia da série e que morreu no ano passado, o oitavo filme da saga que nasceu há 40 anos retoma a história que decorre numa outra galáxia e continua a terceira parte da série “Star Wars”, iniciada pelo filme “O Despertar da Força”.

Em Portugal, o filme estreou-se na quinta-feira, mas ainda não foram divulgados os resultados oficiais de bilheteira do primeiro fim de semana.
Tópicos
pub