"Suicídio Encomendado", de Artur Araújo, estreia quinta-feira
O filme "Suicídio Encomendado", a primeira longa-metragem do realizador português Artur Serra Araújo, premiada em Fevereiro no Fantasporto, estreia-se quinta-feira em quinze salas de cinema.
O filme, distinguido com o prémio especial do júri do Fantasporto, conta a história de Luís Tinoco, um homem de trinta anos a quem tentam vender um suicídio por encomenda.
"É uma espécie de road-movie que acompanha as várias tentativas falhadas de suicídio por causa de um desgosto de amor", explicou o realizador à agência Lusa.
Esta comédia negra, como define Artur Serra Araújo, centra-se numa personagem que é um herói cómico, num registo que "é pouco comum no actual panorama do cinema português".
Do elenco fazem parte João Fino (Luís Tinoco), José Wallenstein (no papel do Dr. Cruz Morte, o homem que tenta impingir a morte ao protagonista), Neuza Teixeira, Eloy Monteiro e Luís Lucas.
O filme, que conta ainda com argumento do realizador, foi rodado no Porto, Mirandela e Macedo de Cavaleiros entre Maio e Junho de 2005, mas só agora, quase dois anos depois, chega aos cinemas.
A razão deste adiamento prende-se com questões financeiras, já que "Suicídio Encomendado", produzido pela FBF Filmes, não teve financiamento público.
Com um orçamento totalmente privado de 150 mil euros, o filme obrigou o realizador a "usar a imaginação para contornar a ausência de recursos técnicos".
Nascido em 1977 e formado na Universidade Católica Portuguesa do Porto, Artur Serra Araújo estreia-se assim nas longas-metragens, contando no currículo com as curtas-metragens "Uma Comédia Infeliz" (2004) e "Frio" (2005).
Esta última está seleccionada para a competição oficial do segundo festival de cinema digital Lisbon Village Festival, marcado para Junho.
Numa altura em que "Suicídio Encomendado" chega às salas de cinema, Artur Serra Araújo está já a preparar o guião do seu próximo filme.