"Super-Heróis da História de Portugal" foi o melhor álbum no Festival BD da Amadora

O livro "Super-Heróis da História de Portugal", de Artur Correia e António Gomes de Almeida, foi considerado o Melhor Álbum Português de banda desenhada deste ano pelo Festival Internacional de BD da Amadora, revelou hoje a organização.

Agência LUSA /

A obra, editada pela Bertrand, retrata de forma didáctica e humorada algumas figuras da História de Portugal, como Viriato, Martim Moniz, Vasco da Gama ou Salgueiro Maia.

Os prémios, atribuídos domingo à tarde na Amadora, distinguiram ainda José Carlos Fernandes, um repetente nas últimas edições do festival, com o galardão de Melhor Argumento de Autor Português pelo livro "A Última Obra-Prima de Aaron Slobdj".

Filipe Abranches conquistou o Prémio de Melhor Desenho por conta de "As Aventuras Formativas de Fortunata, Maria e Garção".

"Sin City: Aquele Sacana Amarelo", de Frank Miller, uma das histórias adaptadas ao cinema por Robert Rodriguez, foi considerado pelo júri deste ano do festival o Melhor Álbum Estrangeiro, enquanto "Quinoterapia", do argentino Quino, foi eleito o Melhor Álbum de Tiras Humorísticas.

"Príncipe Valente: 1943-44" de Harold R. Foster, que foi editado este ano por José Manuel Vilela e Manuel Caldas, foi distinguido na Amadora com o Prémio Clássicos da 9ª Arte.

O livro, o primeiro volume desta nova edição em Portugal, apresenta 75 pranchas inéditas de 1943-1944 e corresponde a um quarto da série, opção que os editores tomaram tendo em conta que as pranchas anteriores já tinham tido outras edições no mercado português.

No seguimento do projecto destes dois editores, que é editar a série completa em Portugal, já foi editado este ano um segundo volume correspondente ao quinto da obra.

O Prémio Melhor Ilustração para Literatura Infantil foi atribuído a Alain Corbel por "O Pai Natal Preguiçoso e a Rena Rodolfa".

Os vencedores foram escolhidos por um júri composto por profissionais da área da BD, desde jornalistas especializados a autores e editores.

Para a edição deste ano o júri foi composto por Nelson Dona, director do festival da Amadora, o autor Miguel Rocha, premiado em 2004, a jornalista Sara Figueiredo Costa, o coleccionador José Menezes e Pedro Mota, comissário da exposição central do evento.

A 16ª edição do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, subordinada ao tema "Sonho", decorre na área comercial da estação de metropolitano Amadora/Este até 06 de Novembro.

Entre os destaques da edição deste ano contam-se desenhos originais de Winsor McCay, autor de "Little Nemo", obra que dá o mote ao tema desta ano, e exposições dos artistas portugueses Ricardo Ferrand e José Abrantes, a cumprir 30 anos de carreira.


PUB