Tania Achot homenageada com concerto no São Carlos

por © 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

A pianista Tania Achot vai ser homenageada a 12 de Outubro com um concerto pela Orquestra Sinfónica Juvenil, no Teatro Nacional de São Carlos, por ocasião da sua aposentação do ensino oficial.

"Para além da presença regular nos nossos palcos, Tania Achot tem tido uma actividade pedagógica a todos os títulos notável, podendo dizer-se que todos os pianistas portugueses das duas últimas décadas beneficiaram do seu ensino", refere uma nota da orquestra.

De origem russa, Tania Achot estudou em Paris, com Jacques Fevrier e Nadia Boulanger, prosseguiu os estudos de piano no Conservatório Tchaikovsky de Moscovo e ainda jovem ganhou vários prémios em concursos internacionais.

Gravou o seu primeiro disco para a etiqueta Deutsche Grammophon depois de ter alcançado o terceiro prémio no Concurso Chopin de Varsóvia, no ano em que foi vencedor Maurizio Pollini.

Com um repertório diversificado mas que privilegia obras de Chopin e Liszt, a pianista actuou sob a direcção de maestros como Léon Fleischer, Michel Corboz, Stanislaw Skrowaczewski e Muhai Tang, tendo-se dedicado em particular ao ensino.

"Um legado generosamente entregue ao nosso país e a tantos jovens pianistas por ela formados, de alta pedagogia pianística", sublinha a Orquestra Sinfónica Juvenil.

No concerto de homenagem a Achot, serão interpretadas obras de Chopin, Scriabin, Debussy e Prokofiev, entre outros compositores.


pub