Tania Achot homenageada com concerto no São Carlos

A pianista Tania Achot vai ser homenageada a 12 de Outubro com um concerto pela Orquestra Sinfónica Juvenil, no Teatro Nacional de São Carlos, por ocasião da sua aposentação do ensino oficial.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

"Para além da presença regular nos nossos palcos, Tania Achot tem tido uma actividade pedagógica a todos os títulos notável, podendo dizer-se que todos os pianistas portugueses das duas últimas décadas beneficiaram do seu ensino", refere uma nota da orquestra.

De origem russa, Tania Achot estudou em Paris, com Jacques Fevrier e Nadia Boulanger, prosseguiu os estudos de piano no Conservatório Tchaikovsky de Moscovo e ainda jovem ganhou vários prémios em concursos internacionais.

Gravou o seu primeiro disco para a etiqueta Deutsche Grammophon depois de ter alcançado o terceiro prémio no Concurso Chopin de Varsóvia, no ano em que foi vencedor Maurizio Pollini.

Com um repertório diversificado mas que privilegia obras de Chopin e Liszt, a pianista actuou sob a direcção de maestros como Léon Fleischer, Michel Corboz, Stanislaw Skrowaczewski e Muhai Tang, tendo-se dedicado em particular ao ensino.

"Um legado generosamente entregue ao nosso país e a tantos jovens pianistas por ela formados, de alta pedagogia pianística", sublinha a Orquestra Sinfónica Juvenil.

No concerto de homenagem a Achot, serão interpretadas obras de Chopin, Scriabin, Debussy e Prokofiev, entre outros compositores.


PUB