Teatro Académico Gil Vicente, Coimbra, mostra Brigada Victor Jara, Camané e Márcia
Coimbra, 09 set (Lusa) - O Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), em Coimbra, apresentou hoje as linhas programáticas para a temporada 2015/2016, contando com concertos de nomes da música portuguesa como Camané, Brigada Victor Jara, Márcia ou Mancines.
O diretor do TAGV, Fernando Matos de Oliveira, sublinhou que estão previstas "169 sessões públicas" entre setembro e dezembro de 2015, numa programação "intensa" e "seletiva", com espaço para ciclos de cinema, peças de teatro, espetáculo de dança, concertos e debates.
Na programação musical, o TAGV vai contar com a apresentação do álbum "Eden`s Inferno", da banda Mancines, no Dia Mundial da Música, a 01 de outubro, um concerto de comemoração dos 40 anos da Brigada Victor Jara, a 23 do mesmo mês, o fadista Camané a 04 de novembro e a cantautora Márcia a 12 de dezembro.
Pelo palco do TAGV também vão passar Sérgio Godinho, na celebração dos 75 anos do Ateneu de Coimbra, a 05 de dezembro, Pensão Flor, a 20 de novembro, e José Valente, que lança o álbum "Os Pássaros estão estragados".
No teatro, através de uma "série de parcerias", vão estar diferentes espetáculos no TAGV.
Através do projeto internacional École des Maîtres, é apresentado a 17 de outubro o espetáculo "O Capital", que se baseia na análise do economista francês Thomas Piketty, e uma coprodução entre o TAGV e a companhia Marionet vai levar à apresentação da peça "Luz" a 23 e 24 de novembro.
No âmbito do teatro, o TAGV vai dinamizar a partir de outubro um clube de leitura teatral, numa parceria com a companhia de Coimbra Escola da Noite, disse Fernando Matos de Oliveira, sublinhando ainda a realização do Colóquio Internacional "Conceitos e Dispositivos de Criação em Artes Performativas", de 26 a 28 de novembro, em que também serão apresentadas duas peças de teatro.
O espaço recebe ainda vários eventos relacionados com o cinema, como o 21.º Festival Caminhos do Cinema Português, de 29 novembro a 04 de dezembro, e as extensões do Festival Internacional de Cinema Ambiental, entre 26 e 27 outubro, da 16.ª Festa do Cinema Francês, de 28 de outubro a 02 de novembro, e do Queer Lisboa, a 10 de novembro.
No âmbito da Semana de Angola, inserida nas comemorações dos 725 anos da Universidade de Coimbra, o TAGV recebe um ciclo de cinema e o espetáculo "Mpemba Nyi Mukundu", da Companhia de Dança Contemporânea de Angola.
Durante a apresentação das linhas programáticas, Fernando Matos de Oliveira sublinhou o "balanço positivo" dos últimos quatro anos de vida do espaço, em que se registou uma média de 70 mil espetadores anuais e entre 280 a 320 sessões públicas por ano.