Teatro Académico Gil Vicente em Coimbra dedica ciclo a novos criadores

por Lusa

Coimbra, 02 mai (Lusa) - O Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) regressa ao ciclo Novos Criadores/Novos Rumores, este ano dedicado ao teatro, e promove também a terceira edição da Mostra de Teatro Universitário na programação dedicada aos meses de maio, junho e julho.

O ciclo Novos Criadores/Novos Rumores, focado na dança, em 2013, centra-se este ano no teatro, apresentando os trabalhos de Raquel Castro, Tiago Barbosa e de Flávia Gusmão e Michel Blois, informou o TAGV, numa nota de imprensa.

No primeiro dia do ciclo, a 20 de maio, Raquel Castro apresenta "Os Dias São Connosco", com coprodução do Teatro Maria Matos, a 21 de maio, Tiago Barbosa explora os sonetos de Florbela Espanca em "A Grande Sombra Loira" e no último dia, 22 de maio, Flávia Gusmão e Michel Blois interpretam "MoMO", a partir de textos desses dois artistas e de Pedro Fortes Figueira e Tchale Figueira, com coprodução do Teatro Municipal Ipanema.

A Mostra de Teatro Universitário recebe este ano grupos de teatro de Coimbra, Lisboa, Leiria, Braga e Granada (Espanha), que irão apresentar os seus espetáculos em diferentes espaços da cidade.

Entre 09 e 13 de junho, apresentam as suas peças o Teatro de Estudantes da Universidade de Coimbra (TEUC), o Teatro Universitário do Minho, o Grupo de Teatro de Letras, de Lisboa, o Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra (GEFAC), o Skaenika Teatro, da Universidade de Granada, em Espanha, o Grupo de Teatro Académico de Leiria, o Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra (CITAC) e o grupo de teatro Thíasos, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Segundo a nota de imprensa, o TAGV vai também receber o projeto Paisagens Neurológicas, de Isabel Maria Dos, entre 02 e 31 de maio, naquela que é uma parceria entre o teatro, o programa de doutoramento em Materialidades da Literatura e o programa de doutoramento em Estudos Artísticos, ambos da Universidade de Coimbra.

Ainda em maio, o TAGV recebe a extensão do festival de cinema Indielisboa`14, recebendo também a extensão do festival Curtas Vila do Conde, a 16 de julho.

No final de junho, entre 20 e 21, o teatro promove duas noites com quatro concertos, naquele que será um novo ciclo de música promovido pelo TAGV intitulado "Indie(s)pensável".

Na primeira noite, às 21:30, pisam o palco do TAGV os conjuntos Gobi Bear e Nice Weather For Ducks, e, na segunda noite, tocam Body Bluff e First Breath After Coma.

Entre 10 e 12 de julho, o TAGV acolhe o Colóquio Internacional "Epistemologias do Sul", no âmbito de um projeto de investigação do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Tópicos
pub