Teatro Avenida, do tempo colonial em Luanda, vai ser demolido

Luanda, 17 Jan (Lusa) - O velho Teatro Avenida, na baixa de Luanda, onde várias gerações se iniciaram nas artes cénicas antes da independência de Angola, em 1975, vai ser demolido.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Em declarações à Agência Lusa, Carlos Vieira Lopes, director nacional da Arte e Acção Cultural de Angola, disse que no lugar do entigo teatro será erguido um moderno edifício que integrará um novo espaço para teatro e cinema bem como outras funcionalidades.

Situado na baixa de Luanda, na Avenida Rainha Ginga, o edifício chegou a ser a sede dos serviços de bombeiros de Luanda antes de, em 1968, ser transformado no Teatro Avenida, o maior do país na altura, que também tinha a valência de sala de cinema.

A renovação e requalificação em curso da baixa da capital angolana, que envolve uma profunda transformação da Baía de Luanda e ainda a parte da cidade mais próxima da marginal, é a razão apontada para a demolição do Teatro Avenida.

Carlos Vieira Lopes adiantou ainda que a demolição do Teatro Avenida não significa que a cultura, nomeadamente o teatro e o cinema, vão deixar de manter a sua presença no local.

Isto, porque, a demolição do Avenida vai dar lugar a um novo edifício destinado à promoção da cultura angolana.

Em declarações à Agência Lusa, Carlos Vieira Lopes, que se escusou a avançar quando será feita a demolição, explicou que o projecto previsto para o local visa "melhorar e modernizar, para melhor servir o público amante da arte e da cultura".

"O novo edifício será uma torre grande que contará com sala de teatro e cinema devidamente equipada e dotada de conforto, ao estilo moderno", salientou Carlos Vieira Lopes.

O director nacional referiu ainda que, entre outros serviços, o novo edifício disporá de galerias de artes e escritórios, integrados na requalificação da zona baixa de Luanda.

Sem revelar os custos da empreitada, nem a duração das obras, Carlos Vieira Lopes referiu apenas que estão em curso estudos preliminares e só depois se procederá à demoliçãO do velho edifício.

Como alternativa, existe em Luanda, o Cine-Teatro Nacional, também situado na baixa de Luanda.


PUB