Teatro da Trindade apresenta "Aqui no paraíso", de Pär Lagerkvist
Lisboa, 20 Jan (Lusa) - O Teatro da Trindade, em Lisboa, recebe entre quarta-feira e o dia 8 de Fevereiro o espectáculo "Aqui no paraíso", de Miguel Fonseca, baseado na obra "A hora difícil" do prémio Nobel da Literatura, Pär Lagerkvist.
O espectáculo teve "uma primeira fase com um outro elenco no ano passado", afirmou à Lusa Miguel Fonseca, responsável pela direcção e encenação de "Aqui no paraíso". Todavia, prossegue o encenador, "podemos afirmar que a apresentação no Teatro da Trindade é uma estreia já que foi quase tudo construído de raiz".
A peça baseia-se no tríptico "A hora difícil", da autoria de Pär Lagerkvist, prémio Nobel da Literatura em 1951, e promete uma confrontação durante 70 minutos entre "Sonho e Pesadelo, o Bem e o Mal, o Amor e a Solidão, o Inconformismo e a Resignação".
Na opinião do encenador o texto é "muito aberto e passível de múltiplas leituras", sendo a premissa base do espectáculo a confrontação em três momentos distintos de uma personagem "com a sua própria morte, não tendo porém total consciência do estado em que se encontra ou do rumo a seguir", afiança a sinopse.
Miguel Fonseca sublinha ainda que o texto de Pär Lagerkvist "não é de todo fácil, mas ao ler o tríptico na íntegra tive a certeza que era o texto que queria encenar", deixando no entanto ao espectador "a procura pelas razões artísticas que me levaram a fazer esta escolha".
A produção é de João Figueiredo Dias e da Agita - Associação Cultural e Juvenil, os figurinos de Vanessa Espadinha, a sonoplastia de João Santos, e a interpretação fica a cargo de Ana Gil, a única que se mantém do elenco original, João Duarte Costa e Nuno Fernandes.
"Aqui no paraíso" estará em cena entre amanhã e 8 de Fevereiro de quarta a sábado, às 22:00, e domingo, às 17:00.
PZF/CMJ.
Lusa/Fim