Teatro de Berlim estreia "O Banco Anarquista" de Fernando Pessoa

por Lusa

"O Banqueiro Anarquista" ("Anarchistischer Bankier"), obra do escritor Fernando Pessoa, sobe hoje aos palcos do Theaterdiscounter, de Berlim, numa encenação, em alemão, que se adapta à Europa atual.

O texto do escritor português, criado em 1922 e publicado no primeiro número da revista Contemporânea, mantém-se atual, sublinha Leopold von Verschuer. O produtor e ator, acrescenta que "Pessoa era inimigo das duas posições extremas: o capitalismo radical e a radical ação política contra ele. E basta olharmos à nossa volta - esta é uma peça para a Europa real."

No palco são duas as personagens, o banqueiro e o amigo. "O banqueiro explica ao seu convidado espantado, porque é que ele, um anarquista convicto, foi forçado a virar-se para o dinheiro. Neste diálogo tenso, Ulrich Marx e Leopold von Verschuer revelam a conexão entre anarquia e capitalismo", pode ler-se na página do Theaterdiscounter de Berlim.

"Todos os meus trabalhos como ator, tradutor e produtor estiveram ligados a estruturas de linguagem complexas. Essa dificuldade parece-me música e levá-la ao palco, na minha boca, é como dançar. Sinto-me um bailarino das palavras. Experimento, nesta peça, a fantástica complexidade de Pessoa, frase por frase", revela Verschuer à agência Lusa, reconhecendo o desafio de levar "O Banqueiro Anarquista", em alemão, ao teatro.

O produtor e ator desta peça frisa ainda assim que a estrutura é, à partida, fácil: "Um homem fala muito, outro homem ouve. Parece tão simples. O verdadeiro rapto é como fazer disso uma representação dramática. Por isso, o meu desafio pessoal é o mesmo que o de um membro do público, isto é, ouvir durante 85 minutos. Talvez seja disso que o mundo atual precisa mais do que nunca, ser capaz de ouvir."

Ultich Marx, que desempenha o papel de banqueiro, interpretou o "Anarchistischer Bankier" pela primeira vez há 30 anos. Leopold von Verschuer conheceu-o em 1995, altura em que ambos planearam fazer a peça juntos.

Em 1998, Leopold von Verschuer estreou-se em Portugal com um monólogo de Álvaro García de Zúñiga, na Fundação Calouste Goulbenkian, em Lisboa.

"O Banqueiro Anarquista" ("Anarchistischer Bankier") estreia-se hoje, no Theaterdiscounter, em Berlim, com novos espetáculos na sexta-feira e no sábado.

Tópicos
pub