Teatro de fantoches sensibiliza para a problemática da água
Cerca de mil crianças do concelho de Moura vão assistir, na próxima semana, à nova produção do Grupo de Teatro Jodicus (Beja), um espectáculo de fantoches que pretende sensibilizar o público infantil para a problemática da água.
Em declarações à agência Lusa, Rogério Fialho, responsável do grupo Jodicus, explicou que a peça, intitulada "É um Regalo na Vida à Beira de Água Morar", funciona como um "jogo teatral" que alia a tradição do teatro de fantoches com a sensibilização, através de uma perspectiva lúdico-pedagógica.
"Trata-se de um espectáculo alegre, num cenário rico em fantoches de forte efeito visual, onde pretendemos explicar às crianças que se deve cuidar das nossas águas porque são essenciais à vida do planeta e não são inesgotáveis", explicou.
Ao longo da peça, acrescentou, as crianças vão assistir à luta de um pescador que pretende defender as águas de um rio.
"Ajudado por um polícia, o pescador vai tentar impedir que alguns meliantes continuem a sujar o rio, transformando-o numa lixeira e depósito de dejectos ao ponto das águas, anteriormente límpidas e puras, deixarem de ter condições para servir de casa aos peixes e regalo à vida do homem", contou.
A peça vai ser apresentada às crianças de várias escolas do 1º ciclo do ensino básico do concelho de Moura, em 12 sessões, que vão decorrer entre segunda e quarta- feira, no Cine Teatro Caridade de Moura e na Casa do Povo da Amareleja.
A iniciativa faz parte das actividades sócio- educativas de 2005 da Divisão de Acção Social, Saúde e Educação da Câmara Municipal de Moura.