Teatro de Portugal e Espanha no Festival Ofélia nas Caldas da Rainha

Caldas da Rainha, Leiria, 30 mar (Lusa) - Seis escolas superiores de Portugal e Espanha apresentam mais de uma dezena de espetáculos teatrais no festival Ofélia, organizado pela Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, de 04 a 07 de abril.

Lusa /

O festival, organizado pelos estudantes do curso de Teatro da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha do Politécnico de Leiria (ESAD.CR/IPLeiria), tem por objetivo, segundo Carolina Faias, porta-voz do festival, "incentivar a troca de saberes e de experiências", ao longo de quatro dias de espetáculos `workshops` e conferências.

A ideia é, de acordo com a porta-voz, "partilhar conhecimentos, ideias e experimentações estéticas e inéditas, proporcionando a apresentação de alguns dos melhores trabalhos de cada escola participante", no evento anual cuja sexta edição decorre na ESAD, entre os dias 04 e 07 de abril.

O Festival dá palco a algumas das criações desenvolvidas em vários dos mais destacados cursos de teatro na Península Ibérica, e leva à cena, diariamente, entre as 19:30 e as 20:00, atuações dirigidas à comunidade académica e abertas ao público em geral.

O programa arranca na terça-feira, dia 04, com espetáculos da escola organizadora: "Hide and Seek", "4 macacos e tu és um", "Consumimos sempre a luz que o sol emitiu à 8 minutos atrás" e "eu Júlia".

Na quarta-feira, Tânia Leopardo dinamiza, às 09:30, o `workshop` "A verdade do ator - partitura interna", e Tobias Monteiro, o `workshop` "Dobragem", com início às 14:30.

Em termos de peças, o dia será marcado pelas apresentações de "T Zero" e "Ó", pela Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC), e à noite a Universidade de Évora mostrará "Duplo vazio", "(Des)persona" e "Hamlet I".

No dia 06, as conferências seguem com Paulo Pinto e Sandra Faleiro e, em termos de peças, há lugar para "O homem que eu amo fez-me uma surpresa -- o fim", pela ESTC, "Stabat Mater", pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), do Politécnico do Porto, e, a fechar a noite, "Entre Ruínas, entre gente", pela Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC).

Entre as 19:30 e as 20:00, realizar-se-á uma sessão especial da Universidade de Évora com a peça "Europa da mulher".

No último dia do Festival, 07 de abril, Maria Ramos dará uma conferência e Victor Jorge ministrará um `workshop` intitulado "Criação acontece pelo erro, a comunicação por enganos: Como escolho o que os outros vão reter do que apresentei".

No teatro, a ESAD volta a subir ao palco com "00110100" e "Pachamama ", numa noite em que a Real Escuela Superior de Arte Dramático (RESAD - Madrid) apresenta "Yo soy Pepe Postigo" e, a ESTC, "Ofélias anónimas".

A sessão especial estará a cargo da ESMAE, com "Alice.doc".

O festival Ofélia tem o apoio da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, da Junta Freguesia de Nossa Senhora do Pópulo, do Centro da Juventude, da Escola de Sargentos do Exército e de instituições e empresas locais.

Tópicos
PUB