Teatro marca fim-de-semana na Capital Nacional da Cultura

O teatro invade Faro no fim-de-semana com a representação das peças "Esopaida" pelo Teatro da Cornucópia, "As obras completas de William Shakespeare em 97 minutos", pela Companhia da Chiado e a estreia de "Othello" pela ACTA.

Agência LUSA /

No âmbito da iniciativa Faro - Capital Nacional da Cultura 2005, o Algarve recebe pela primeira vez o histórico Teatro da Cornucópia, que apresenta a partir de sexta-feira a até domingo a peça "Esopaida", do dramaturgo António José da Silva, também conhecido como "O Judeu".

O espectáculo "Esopaida" decorre no âmbito das comemorações dos 300 anos sobre o nascimento de António José da Silva, que apresentou a peça pela primeira vez em 1734 no antigo Teatro do Bairro Alto, em Lisboa.

Além da peça teatral que conta as divertidas aventuras de Esopo, um lendário escravo grego, Faro vai também receber, segunda e terça-feira, o simpósio comemorativo do terceiro centenário do nascimento de António José da Silva, que decorre na Biblioteca Central da Universidade do Algarve, com várias conferências.

Além de "Esopaida", a programação cultural do simpósio prevê ainda a apresentação dos espectáculos "Anfitrião", "Os Encantos de Medeia".

Na sexta-feira sobe ao palco do Auditório Pedro Ruivo, no Conservatório Regional do Algarve Maria Campina, a peça "As obras completas de William Shakespeare em 97 minutos", pela Companhia Teatral do Chiado.

Considerado um dos grandes sucessos de teatro em Portugal, a comédia inspirada nas obras do dramaturgo inglês William Shakespeare, insere-se no âmbito do Festival de Outono do Inatel.

No sábado, dia 26, a Companhia de Teatro do Algarve ACTA, em co-produção com a Companhia de Teatro de Almada (CTA) estreia no Teatro Lethes a peça "Othello", baseada na obra de Shakespeare.

"Othello" vai estar em cena até 11 de Dezembro, de quarta a sexta-feira, no Teatro Lethes, instituição que comemora este ano o 160º aniversário e cujo palco foi alvo de uma adaptação cenográfica que implicou o desaparecimento da plateia.

A trágica história de intriga e ciúme conta com a encenação de Joaquim Benite, Jean-Guy Lecat na cenografia e os actores Mário Spencer (Otelo), Joana Fartaria (Desdémona) e Luís Vicente (Iago).

PUB