Teatro Nacional de São João em Itália em intercâmbio com Teatro di Roma
Dois espectáculos de características diferentes - uma peça de Molière e uma "criação músico-cénica" sobre o Fado - vão ser apresentados pelo Teatro Nacional de São João (TNSJ) em Itália, no próximo ano, informou fonte da companhia portuense.
A peça, "Don Juan", encenada por Ricardo Pais, será levada à cena dias 24 e 25 de Fevereiro, no Teatro Argentina, uma das duas salas de que dispõe o Teatro di Roma (a outra é o Teatro Índia).
Esta companhia romana está actualmente no Porto para a representação da peça "La Sagra del Signore della Nave", de Luigi Pirandello, no Teatro Carlos Alberto, dias 10 e 11, na que é a sua primeira actuação em Portugal e "o primeiro passo do intercâmbio" entre ela e o TNSJ.
Depois de Roma, o TNSJ segue para Turim, em cujo Teatro Stabile, representará a mesma peça de Molière, dias 01 e 02 de Março.
Em Abril, em dias a precisar, será a vez de "Cabelo branco é saudade", uma "criação músico-cénica" sobre o universo do Fado, que fará ouvir três veteranos - Celeste Rodrigues, Argentina Santos, Alcindo de Carvalho - e um novo valor no género, Ricardo Ribeiro.
Os espectáculos poderão ser vistos, em Roma, no Auditorium- Parque de Música e, em Perugia, no Teatro Pavone.
A digressão do TNSJ a Itália insere-se no quadro da sua relação com o Teatro di Roma.
Os dois agrupamentos são membros da União dos Teatros da Europa, assinalou à Lusa José Luís Ferreira, director executivo do PONTI (Festival internacional de teatro do Porto) e responsável das relações internacionais da companhia portuense.
Luís Ferreira precisou que, no quadro daquela relação, estão previstas formas de intercâmbio como cursos de formação e troca de projectos, sendo "o objectivo geral" estabelecer como que uma "ponte aérea" que faça a ligação do Porto a outras cidades.
"Pretendemos fazer um trabalho no sentido de romper e superar barreiras que pareciam inultrapassáveis e apresentar lá fora as nossas produções", disse.
Já neste âmbito, lembrou a propósito o mesmo responsável, o TNSJ esteve há um ano em Itália para mostrar o espectáculo "Ubus" num festival de teatro organizado pelo Teatro di Roma.