Teclista dos Procol Harum vence batalha legal sobre "A Whiter Shade of Pale"
A justiça britânica deu hoje razão ao músico Matthew Fisher, teclista dos Procol Harum, que lutava pelos direitos de autor da música "A Whiter Shade of Pale", que popularizou a banda na década de 1960.
Matthew Fisher interpôs um processo em tribunal contra o vocalista Gary Brooker e o letrista Keith Reid por o terem excluído da assinatura dos créditos de autoria da canção e, consequentemente, dos direitos de reprodução.
Hoje o Tribunal Supremo de Londres determinou que 40 por cento dos direitos de autor da música pertencem a Fisher.
O teclista argumenta que se inspirou em Bach para compor a melodia da canção, a mais conhecida das músicas interpretadas pelos Procol Harum.
Já o vocalista Gary Brooker afiançava que tinha escrito o tema em conjunto com o letrista Keith Reid antes de Fisher ter integrado a banda em Março de 1967.
Certo é que, com a decisão de hoje do tribunal londrino, Gary Brooker terá de pagar a Fisher mais de 700 mil euros de direitos da música.
"A Whiter Shade of Pale" foi composta em 1967 e o sucesso foi tal que a banda vendeu à conta deste tema mais de dez milhões de discos em todo o mundo.