Teleférico da Penha promove "programa cultural" durante Capital Europeia da Cultura
Guimarães, 03 jan (Lusa) - O teleférico da Penha, em Guimarães, vai promover durante o ano de 2012 um "programa cultural", com o objetivo de "dinamizar" o espaço através de exposições, poesia, música e conversas, associando-se assim à Capital Europeia da Cultura.
O programa "Teleférico Dinâmico 2012", hoje apresentado em conferência de imprensa, tem um orçamento "barato", de 15 mil euros, embora "vasto", explicou o presidente da Turipenha, Miguel Frazão.
"No ano em que Guimarães é Capital Europeia da Cultura, a Turipenha não podia deixar de se associar ao evento e por isso desenvolveu um programa cultural para o teleférico da Penha de forma a dinamizar o local", justificou o responsável.
A iniciativa "Teleférico Dinâmico 2012", explicou a responsável pela programação do projeto, Maria Amélia Gomes Alves, "está dividida em três momentos: de janeiro a abril, de maio a agosto e de setembro a dezembro".
O primeiro momento "será dedicado à poesia", com uma exposição coletiva de oito artistas distribuídos pelos edifícios do teleférico e a declamação de poemas de Mia Couto, Carlos Drummond de Andrade, Aguinaldo Fonseca, Carlos Falcão, entre outros.
Entre maio e agosto, haverá exposições de arte contemporânea com nove artistas, projetos musicais e um espetáculo de ballet, "pensado propositadamente para a altura", da Academia de Música e Bailado de Guimarães.
O terceiro momento irá "valorizar a arquitetura e a cultura do espaço", com exposições de sete artistas e uma "exposição brutal" de um Livro de Artistas sobre Viagens, elaborado por 12 artistas.
Além disso, salientou Maria Amélia Alves, "vai ser feito o levantamento da fauna e flora da Penha, assim como o registo humano e património urbano da Montanha".
Este levantamento será exposto, adiantou, "num papel com 20 metros de comprimento.
Para o presidente da câmara de Guimarães, António Magalhães, esta iniciativa da Turipenha "prova que todos estão a aderir à causa da Capital Europeia da Cultura" o que, afirmou, "é muito gratificante".
"Só assim somos capazes de dar corpo à responsabilidade que nos foi confiada pelo governo e pela União Europeia", declarou.
No final de 2012, anunciou Miguel Frazão, "vai ser elaborado um catálogo com todas as atividades desenvolvidas ao longo do ano".
O responsável pela Turipenha deu ainda conta da "vontade" que este projeto se "estenda" além de 2012.
"Esperamos criar condições para continuar com esta dinamização do espaço".
Miguel Frazão anunciou ainda que o teleférico da Penha vai estar a funcionar ao longo de todo o ano de 2012.