TEP leva à cena "O Nosso Hóspede"

por Agência LUSA

O Teatro Experimental do Porto (TEP) estreia a 11 de Maio, no Auditório Municipal de Gaia, a peça "O Nosso Hóspede", do dramaturgo britânico Joe Orton, com encenação de Norberto Barroca, anunciou fonte da companhia.

Esta produção, que será o 204º espectáculo do TEP, é feita a partir da tradução de Manuel João Gomes, com desenho de luz e sonoplastia de Eduardo Brandão, enquanto os figurinos são de Mário Dias Garcia, que também é co-autor da cenografia.

O elenco desta "comédia negra altamente controversa, onde perpassam os temas do sexo, da morte e do desejo", é formado pelos actores Daniel Alves, José Cruz, José Dias e Margarida Machado.

Como todas as peças de Joe Orton, "O Nosso Hóspede" provocou, aquando da sua estreia em Inglaterra, em 1964, grande controvérsia, por pôr em causa a moral tradicional, reunindo, com a mesma intensidade, grandes aplausos e violentas críticas.

"O nosso Hóspede", cujo título original é "Entertainig Mr.

Sloane", foi pela primeira vez levado à cena em Portugal em 1976, numa encenação de Varela Silva, com Laura Alves, Paulo Renato, Luís Filipe e Carlos Quintas no elenco, com o título "Estranha Forma de Amar".

Voltou à cena nacional em 1986, pelo Teatro da Graça, com o título "Bem-vindo, Senhor Sloane", numa encenação de Carlos Fernando, com Maria José, Carlos Fernando, Filipe Dominguez e António Montez.

Foi novamente posta em cena, já com o título "O Nosso Hóspede", em 2004, pelos Artistas Unidos, com interpretações de Lia Gama, Nuno Melo, Carlos Gonçalves e Cláudio Silva, numa encenação de Manuel João Águas.


pub