Teresa Salema é a nova presidente do Pen Club Português

Lisboa, 04 Mar (Lusa) - A escritora Teresa Salema foi eleita presidente do Pen Club Português, nas eleições para os corpos sociais da associação, que decorreram terça-feira em Lisboa, com 64 votos de um total de 119 contabilizados.

© 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

De acordo com Casimiro de Brito, que presidiu até agora ao Pen Club Português, das 119 pessoas que votaram, 64 escolheram a lista liderada por Teresa Salema, e 52 votaram na lista encabeçada por Rui Costa.

Registaram-se ainda três votos em branco.

Esta foi a primeira vez na história do Pen Club Português que duas listas disputaram a direcção.

O Pen Clube português, membro do Pen Internacional, a maior organização mundial de escritores, tem 198 membros.

Teresa Salema, escritora e professora catedrática, foi eleita presidente da direcção para o triénio 2009/2011, Casimiro de Brito ficará como presidente da assembleia-geral e José Manuel Vasconcelos presidirá ao conselho fiscal.

Em declarações à agência Lusa, Teresa Salema disse que o seu mandato será de renovação do Pen Club Português, mas sem rupturas com o passado.

"O facto de terem surgido duas listas iniciou um novo ciclo democrático e o nosso programa referia uma renovação e inovação, mas ouvindo todos os sócios", sublinhou a presidente eleita.

A reunião com os sócios do Pen Club será precisamente uma das primeiras acções de Teresa Salema.

Do programa para o próximo triénio Teresa Salema incluiu, por exemplo, uma intensificação das acções culturais e das edições em papel e online de publicações do Pen Club, com especial destaque para a edição bilingue.

"Queremos estimular mais a divulgação das línguas minoritárias, como o flamengo, por exemplo, com a edição de pequenos textos literários", disse.

Da lista vencedora fazem parte ainda Maria João Reynaud, Francisco Belard, João David Pinto-Correia, José Rui Teixeira, Gastão Cruz, Maria do Sameiro Barroso, Vergílio Alberto Vieira e António Graça de Abreu.

A lista liderada por Rui Costa integrava a ex-ministra da Cultura Isabel Pires de Lima, Nuno Júdice, Filipa Melo, Rui Lage, Fernando Pinto do Amaral, José Viale Moutinho, Luiz Fagundes Duarte, Rui Cóias, Maria Alzira Seixo, Ivo Machado e Luís Filipe Castro Mendes.

SS/NL.

Lusa/Fim

Tópicos
PUB