Teresa Salema é a nova presidente do Pen Club Português
Lisboa, 04 Mar (Lusa) - A escritora Teresa Salema foi eleita presidente do Pen Club Português, nas eleições para os corpos sociais da associação, que decorreram terça-feira em Lisboa, com 64 votos de um total de 119 contabilizados.
De acordo com Casimiro de Brito, que presidiu até agora ao Pen Club Português, das 119 pessoas que votaram, 64 escolheram a lista liderada por Teresa Salema, e 52 votaram na lista encabeçada por Rui Costa.
Registaram-se ainda três votos em branco.
Esta foi a primeira vez na história do Pen Club Português que duas listas disputaram a direcção.
O Pen Clube português, membro do Pen Internacional, a maior organização mundial de escritores, tem 198 membros.
Teresa Salema, escritora e professora catedrática, foi eleita presidente da direcção para o triénio 2009/2011, Casimiro de Brito ficará como presidente da assembleia-geral e José Manuel Vasconcelos presidirá ao conselho fiscal.
Em declarações à agência Lusa, Teresa Salema disse que o seu mandato será de renovação do Pen Club Português, mas sem rupturas com o passado.
"O facto de terem surgido duas listas iniciou um novo ciclo democrático e o nosso programa referia uma renovação e inovação, mas ouvindo todos os sócios", sublinhou a presidente eleita.
A reunião com os sócios do Pen Club será precisamente uma das primeiras acções de Teresa Salema.
Do programa para o próximo triénio Teresa Salema incluiu, por exemplo, uma intensificação das acções culturais e das edições em papel e online de publicações do Pen Club, com especial destaque para a edição bilingue.
"Queremos estimular mais a divulgação das línguas minoritárias, como o flamengo, por exemplo, com a edição de pequenos textos literários", disse.
Da lista vencedora fazem parte ainda Maria João Reynaud, Francisco Belard, João David Pinto-Correia, José Rui Teixeira, Gastão Cruz, Maria do Sameiro Barroso, Vergílio Alberto Vieira e António Graça de Abreu.
A lista liderada por Rui Costa integrava a ex-ministra da Cultura Isabel Pires de Lima, Nuno Júdice, Filipa Melo, Rui Lage, Fernando Pinto do Amaral, José Viale Moutinho, Luiz Fagundes Duarte, Rui Cóias, Maria Alzira Seixo, Ivo Machado e Luís Filipe Castro Mendes.
SS/NL.
Lusa/Fim