The Anoushka Shankar Project em concerto acústico no CCB a 02 de Junho

Lisboa, 29 Mai (Lusa) - O grupo The Anoushka Shankar Project, liderado pela intérprete de sitar Anoushka Shankar, actua a 02 de Junho no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, para apresentar as suas composições de música indiana.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

A filha do conhecido músico indiano Ravi Shankar irá tocar sitar (instrumento de cordas originário do norte da Índia), acompanhada em palco por Tanmoy Bose (tablas), Ravichandra Kulur (flauta bansuri), Leo Dombecki (piano), Barry Phillips (violoncelo), Nick Able (tampura).

No concerto de The Anoushka Shankar Project, a compositora presenta formas antigas melódicas da raga (música clássica hindu) interpretadas em combinações de instrumentos ocidentais.

Nascida em Londres, em 1981, Anouska Shankar foi viver na Califórnia com 11 anos, mas passou grande parte do tempo em Nova Deli, a estudar sitar com o pai.

Desde a sua estreia com a Orquestra Sinfónica de Londres, dirigida por Zubin Mehta, em 1997, Anoushka Shankar interpretou em várias ocasiões o Concerto n.º 1, para Sitar e Orquestra, tendo iniciado em 2000 a sua carreira a solo com concertos nos EUA, Japão, Malásia, Índia e Europa.

Estudiosa da tradição musical indiana, com apenas 13 anos deu o seu primeiro concerto em Nova Deli, participando no final desse ano na gravação de "In Celebration", com o pai.

Em 1998 editou o primeiro CD em seu nome, "Anoushka", dois anos depois, gravou "Anourag", participou no disco "Full Circle: Carnegie Hall 2000" do pai, e ainda em "Sacred Love" de Sting e, em 2001, "Live at Carnegie Hall" foi nomeado para os Grammys.

Em 2005 gravou "Rise", quarto CD a solo e, no ano passado, editou "Breathing Under Water".

AG.

Lusa/Fim


PUB