The Gift e D`ZRT são estrelas da festa de fim-de-ano na Praça do Comércio

As bandas portuguesas The Gift e D`ZRT são as estrelas da tradicional festa de passagem de ano organizada pela Câmara de Lisboa na Praça do Comércio, um espectáculo que deverá atrair 60 mil pessoas.

Agência LUSA /

Com um palco de 18 metros, 240.000 watts de luz e 100.000 de som, 100 metros quadrados de áreas de projecção, repartidos por quatro locais, e 50.000 disparos de fogo-de-artifício, a produção da iniciativa, orçada em 600 mil euros, envolve 70 técnicos.

A festa, de "vídeo, som e luz", começa às 22:30 de sábado com o concerto dos The Gift, vencedores deste ano do prémio MTV para a melhor banda portuguesa.

A dar as boas vindas a 2006 estarão os D`ZRT, banda que lançou este ano o seu primeiro álbum, com que conquistou seis discos de platina e 23 semanas em primeiro lugar do top de vendas.

"Lisboa vai receber um 2006 cheio de animação e divertimento", afirmou hoje o presidente adjunto da Associação de Turismo de Lisboa (ATL), Ornelas Monteiro, que organiza a festa de passagem de ano em parceria com a Câmara Municipal desde 1990.

Na opinião do responsável da ATL, que falava na conferência de imprensa de apresentação da iniciativa, esta festa "é fundamental para a actividade turística" e para a promoção da cidade, na medida em que "atrai milhares de visitantes".

Para Ornelas Monteiro, "nada é mais agradável do que ver o Terreiro do Paço cheio" no final de um ano em que o turismo registou dados positivos.

"Lisboa tornar-se-á uma cidade cada vez mais acolhedora, num momento em que milhares de pessoas nos visitam", no âmbito da organização do rali todo-o-terreno Lisboa-Dacar, actualmente a decorrer, frisou Ornelas Monteiro.

O presidente da autarquia, Carmona Rodrigues, manifestou-se convicto de que a Praça do Comércio, "que não é fácil de encher", estará repleta de pessoas para assistir a uma festa "com muito som, muita luz e muito calor".

"Será um espaço cheio de energia e que tem a companhia da maior árvore de Natal da Europa", instalada naquela praça lisboeta, garantiu.

Para organizar a recepção aos milhares de pessoas esperados, as forças de segurança, nomeadamente a Polícia Municipal, estará a coordenar o trânsito na zona envolvente, estando também preparada toda a logística necessária para a limpeza do espaço público depois da festa.

Questionado sobre se as bandas não irão atrair mais as classes jovens, Carmona Rodrigues considerou que as pessoas "têm de uma forma geral predisposição para participar" neste evento.

Para a banda de Alcobaça The Gift, esta será a primeira vez em 11 anos que dará um concerto numa festa de fim-de-ano.

"Lisboa está a passar por um momento muito bom de turismo e exposição mediática", afirmou hoje John Gonçalves, dos The Gift.

Angélico, dos D`ZRT, disse que este foi "um ano muito bom" para a banda, que pretende repetir no sábado os "concertos memoráveis, com bom ambiente e boa disposição" que já realizou na capital.

Nas edições anteriores, a Câmara de Lisboa convidou para a festa da passagem de ano músicos como João Pedro Pais, Rui Veloso, Luís Represas, os Clã, Ornatos Violeta ou os Da Weasel.


PUB