The Gift editam novo álbum e reforçam aposta na internacionalização

Os portugueses The Gift editam na próxima semana "AM-FM", o terceiro álbum de originais, repartido em dois discos, com atmosferas sonoras diferentes, e que será apresentado primeiro no estrangeiro e só depois em Portugal.

Agência LUSA /

Os 16 temas que integram "AM-FM" cabiam num só CD, mas o grupo de Alcobaça decidiu apostar num duplo álbum, com oito temas em cada disco, porque as músicas tinham "estéticas diferentes", como explicou John Gonçalves, um dos músicos, em entrevista à agência Lusa.

"O `AM` é para ouvir em casa, é mais calmo e introspectivo, enquanto o `FM` é mais extrovertido, mais para o exterior", referiu o músico.

"AM-FM", que surge três anos depois de "Film", é, segundo John Gonçalves, um álbum "a pensar nos quatro Gift e revela que o grupo não tem um só caminho".

"`Film` foi o apurar de uma estética, com orquestrações mais polidas e este mantém as mesmas técnicas, mas apresenta mais ritmos", descreveu o músico.

Gravado no estúdio de Mário Barreiros, o duplo álbum contou com produção de Nuno Gonçalves, dos The Gift, e de Will O`Donovan, que já tinha colaborado no disco anterior.

Num diário que manteve no site oficial da banda na Internet, desde meados de Setembro, Nuno Gonçalves, outro dos músicos, escrevia que o disco "está mais focado em detalhes rítmicos" e que é o álbum "mais espontâneo e transparente" que o grupo já fez.

"AM-FM", editado pela La Folie Records e distribuído pela Universal, chegará às lojas no dia 29 com um DVD extra, em formato "digipack" e a um preço de um álbum simples.

É um risco que a banda assume a pensar também na internacionalização, um "processo demorado que precisa de paciência", como descreveu John Gonçalves.

"Se `Film` pretendeu abrir algumas portas lá fora, o objectivo é escancará-las com o novo disco", sublinhou, referindo que os The Gift optaram por apresentar primeiro o álbum no estrangeiro e só depois promovê-lo em Portugal.

Depois de um concerto no domingo em Londres, no âmbito do Festival Atlantic Waves, os The Gift actuam hoje no BB King Blues Club, em Nova Iorque, na quarta-feira tocam em Santa Mónica e no dia 27 em Santa Fé (Los Angeles).

Nos dias 03 e 04 de Dezembro actuam em Alcobaça, percorrem de seguida as lojas FNAC com pequenos "showcases" antes de tocarem no dia 06 no Teatro Municipal São Luiz, em Lisboa, e no dia 08 no Rivoli, Teatro Municipal, no Porto.

De Janeiro a Abril planeiam tocar em teatros e auditórios um pouco por todo o país, entre Abril e Maio querem fazer as queimas das Fitas e prolongar a digressão nacional até ao final do ano.

"Driving You Slow" é o primeiro single a retirar do álbum, que estará também disponível para "download" através da Vodafone Mobile Music, um serviço para utilizadores do Live 3G daquela empresa de telecomunicações móveis.

PUB