Tiago Patrício vence quinta edição do prémio de poesia Daniel Faria
Lisboa, 11 Mar (Lusa) - O escritor madeirense Tiago Patrício venceu a quinta edição do prémio de poesia Daniel Faria com "O livro das aves", que será publicado em Abril pela editora Quasi, anunciou a Câmara Municipal de Penafiel.
Tiago Patrício, 30 anos, tinha concorrido ao prémio com o pseudónimo Francisco Fernando.
O júri, que atribuiu ainda uma menção honrosa a António José Madureira pela obra "A potência do meio dos nós", foi composto por Jorge Reis-Sá, editor da Quasi, Francisco José Viegas, Francisco Saraiva Fino e Tito Couto.
De acordo com a autarquia de Penafiel, "O livro das aves" e "A potência do meio dos nós" serão publicados em Abril pela Quasi e apresentadas no dia 17 daquele mês em Penafiel.
Tiago Patrício, nascido em 1979 no Funchal, publicou no suplemento DNJovem e em colectâneas de poesia do Clube Português de Artes e Ideias.
Passou pela Escola Naval e pela Faculdade de Farmácia, fez escrita criativa e cursos no CENJOR, ajudou a criar o grupo de teatro Com-Siso e integrou o Grupo de Teatro de Letras.
Em 2007 fez residências de criação literária em Tunis e em Praga e actualmente integra a associação cultural O Elemento Indesejado.
O Prémio Daniel Faria, não monetário e instituído pela Câmara Municipal de Penafiel em conjunto com a Quasi Edições, destina-se a promover a edição de obras poéticas e a divulgar novos autores.
Em 2008 o prémio foi atribuído a José Luís Peixoto pela obra "Gaveta de papéis".