Tomas Transtroemer homenageado 6ªfeira no Palácio Galveias

Lisboa, 06 dez (Lusa) -- O poeta sueco Tomas Transtroemer, prémio Nobel da Literatura 2011, será homenageado sexta-feira na Biblioteca Municipal Palácio Galveias, em Lisboa, por iniciativa da Fundação José Saramago.

© 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Transtroemer, de 80 anos, hemiplégico há mais de duas décadas devido a um acidente vascular cerebral que o fez também perder a fala, será celebrado a partir das 18:30, na véspera de receber o Nobel das mãos do rei Carlos XVI Gustavo, numa cerimónia que se realizará em Estocolmo.

"O poeta Tomas Transtroemer receberá o Prémio Nobel da Literatura 2011. O amigo da música, dos versos, das causas belas, o sueco que não fala nem se movimenta mas que comunica com o olhar e que com ele é capaz de trazer beleza ao mundo, será festejado em Lisboa por aqueles que não se renderam", lê-se na convocatória divulgada pela Fundação Saramago.

A sessão de homenagem ao mais conhecido dos poetas escandinavos vivos será conduzida pelo poeta e crítico literário José Mário Silva e pela jornalista Raquel Marinho, dinamizadores do projeto "Avenida de Poemas", uma tertúlia que se realiza mensalmente no Teatro Tivoli, e leitores da poesia de Transtroemer.

Serão lidos poemas em português e sueco e comentados pormenores da literatura deste psicólogo de formação que sugere que a análise poética da natureza permite mergulhar nas profundezas da identidade humana e da sua dimensão espiritual, e o professor Amadeu Batel fará, a partir de Estocolmo, uma análise da figura e da obra do galardoado.

A terminar a sessão, será lido o discurso que o Nobel da Literatura português, José Saramago, proferiu a 10 de dezembro de 1998, ao receber o prémio, recordando que se completavam 50 anos da assinatura da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A entrada é livre.

Tópicos
PUB