Torre do Tombo assinala 297 anos da apresentação da "Passarola" com exposição

Uma exposição sobre a "Passarola" do padre Bartolomeu de Gusmão, engenho em forma de pássaro que impressionou a corte portuguesa em 1709, vai estar patente na Torre do Tombo até ao final de Agosto.

Agência LUSA /
DR

De acordo com o Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo (IAN/TT ), os 297 anos da apresentação pública do invento serão assinalados na iniciativa "Documento do Mês", que visa divulgar mensalmente ao público o património documental à guarda da entidade.

Bartolomeu Lourenço de Gusmão, também conhecido como "o padre voador" ou "o português voador", foi um jesuíta, cientista e inventor de nacionalidade portuguesa nascido no Brasil cujo nome ficou inscrito na história da aeronáutica mundial por ter inventado o primeiro aeróstato operacional.

Aos 15 anos veio para Portugal onde se formou em direito religioso, em Coimbra, ordenou-se sacerdote na Companhia de Jesus, mudou-se para Lisboa e dedicou-se depois aos seus inventos.

Em 1709, perante a corte portuguesa, apresentou a Passarola, uma espécie de balão que tinha construído, que pegou fogo sem sair do solo, mas numa segunda demonstração o engenho elevou-se a quatro metros de altura.

No âmbito da iniciativa "Documento do Mês" já foram alvo de destaque a "Bula Manifestis Probatum - A Magna Carta de Portugal", para celebrar os 827 anos do documento através do qual o Papa Alexandre III reconheceu a independência de Portugal e a D. Afonso Henriques o título de rei.

Também esteve patente ao público o Livro Preto do Mosteiro do Salvador de Grijó, datado de 1452, códice de grande importância histórica por conter dado s de actos jurídicos e outra documentação sobre direito privado, foros e propriedades.

Da mesma forma, para assinalar o centenário do nascimento do compositor Fernando Lopes-Graça, a Torre do Tombo expôs em Julho último uma partitura do compositor e poemas de diversos autores intitulada Danças, Marchas e Canções (1946) alvo da censura pelo Secretariado Nacional de Informação do regime de Salazar .

O "Documento do Mês" pode ser visitado de segunda a sexta-feira, entre as 09:30 e as 17:00, no hall principal do instituto, em Lisboa, ou ainda através do site www.iantt.pt.

PUB