Trabalhadores do Comércio editam "Iblussom", rock com pronúncia donorte

por Agência LUSA

Os Trabalhadores do Comércio editam segunda-feira o álbum "Iblussom", o primeiro de originais em 17 anos, uma ausência que não apagou o sentido de humor e o rock com sotaque nortenho.

Depois de "Sermões a todo o rebanho", o último álbum de originais, editado em 1990, a banda foi "alimentando a vontade de fazer alguma coisa", afirmou à agência Lusa o guitarrista João Médicis, que milita no grupo desde os sete anos.

Com o regresso em definitivo de João Médicis a Portugal, depois de uma temporada em Londres, a banda retomou "as reuniões familiares, à volta da mesa a comer e a beber e a falar de gravar um novo álbum", referiu o baixista Miguel Sequeira.

Assim surge "Iblussom" ("evolução" com pronúncia do norte), que apresenta 13 temas originais gravados ao longo de 2006 entre Vigo e Matosinhos.

Entre o rock, os blues, o reggae e a pop ligeira, o álbum integra, por exemplo, "Binde ber istu", um dos temas mais antigos do alinhamento, "200 kilus d`amôre", "Lucinda" e o tema que dá nome ao álbum, com a participação de Rui Veloso.

"É um disco com influências urbanas e com aquilo de que gostávamos há vinte ou trinta anos e damos atenção aos mesmos temas que dávamos antes, os problemas sociais e políticos", sublinhou por seu turno o vocalista Sérgio Castro.

Para recordar o trabalho de 27 anos de carreira, o álbum "Iblussom" surge acompanhado de uma compilação com alguns dos temas mais emblemáticos da banda como "Lima 5", o primeiro single, "Chamem a polícia" ou "Sim, soue um gaijo do Porto", cantado por João Médicis com dez anos, no Rock Rendez Vous em 1982.

Alguns dos temas tiveram novos arranjos, como "Chamem a polícia", a mais conhecida de todas as músicas dos Trabalhadores do Comércio, que na compilação surge com uma produção "punk rock".

A ideia da compilação, intitulada "Compilatóriu", "é dar a conhecer as músicas antigas a gerações mais novas e mostrar a evolução que a banda sofreu", esclareceu João Médicis.

Editado o álbum, os Trabalhadores do Comércio querem pô-lo na estrada. "É o que mais gostamos e queremos fazer, é apresentá-lo ao vivo", garantiu Sérgio Castro.

Os Trabalhadores do Comércio surgiram em 1979 com Sérgio Castro e Álvaro Azevedo, vindos dos Arte & Oficio.

O primeiro single, "Lima 5", foi lançado em 1980, mas o LP de estreia, intitulado "Trip`s à Moda do Porto", só saiu um ano depois, e incluía o tema "Chamem a polícia".

No ano seguinte saiu o álbum "Na Braza", ao qual se sucedeu "Mais um membro para a Europa" (1986) e "Sermões a todo o rebanho" (1990).

Em 1996 foi lançada a compilação "O milhor dos Trabalhadores do Comércio".

pub