"Transe", de Teresa Villaverde, premiado em festival de Itália

por Agência LUSA

"Transe", o mais recente filme de Teresa Villaverde, que aborda a questão do tráfico de mulheres na Europa, foi distinguido com dois prémios no Festival de Cinema europeu de Lecce, em Itália, informou hoje a distribuidora Atalanta Filmes.

O filme recebeu o prémio especial do júri e o galardão de melhor fotografia da oitava edição do festival, que encerrou no domingo.

Depois da estreia em Portugal, em Outubro, "Transe" tem feito carreira por vários festivais internacionais, de Toronto a São Paulo, passando por Sevilha e Roterdão.

"Transe" será exibido esta semana no Festival Crossing Europe em Linz, na Áustria.

A longa-metragem, que integrou ainda a Quinzena dos Realizadores do Festival Internacional de Cinema de Cannes de 2006, é o quinto trabalho de Teresa Villaverde, depois de "A Idade Maior", "Três Irmãos", "Os Mutantes" e "Água e Sal".

O filme relata o percurso de Sónia (Ana Moreira), uma jovem sem trabalho ou perspectivas de futuro a viver na Rússia, país que abandona para concretizar o sonho de uma vida melhor.

Na ilusão de ganhar dinheiro, Sónia é apanhada numa rede de prostituição, na qual acaba por passar por situações de miséria, violência e degradação às mãos de angariadores.

"Transe" tem argumento e realização de Teresa Villaverde, e co- produção de Clap Filmes (Portugal), Gemini Films (França) e Revolver SRL (Itália), com o apoio financeiro do Instituto Português do Cinema, Audiovisual e Multimédia (ICAM) e da RTP.

pub