Três dias de sons tradicionais portugueses na Casa da Música
"Uma Casa Portuguesa" é o programa do ciclo de três dias de música de vários pontos de Portugal que a Casa da Música (CdM), no Porto, preparou para o fim-de-semana, na Praça da Casa da Música.
O ciclo, disse à Lusa fonte da CdM, inclui desde as harmonias melódicas do Alentejo às canções ritmadas do Norte, povoadas dos mais diversos instrumentos tradicionais, desde os bombos às gaitas de foles, passando pelos adufes e realejos.
O ciclo inicia-se sexta-feira, às 22:00, com um espectáculo especialmente concebido para a Casa da Música pelo grupo Marenostrum, em colaboração inédita com o Quarteto de Saxofones Dythirambus, estabelecendo uma ponte com a tradição das fanfarras e das bandas filarmónicas.
A noite continua com a Ronda dos Quatro Caminhos, que apresenta em primeira mão o seu novo espectáculo que percorre várias regiões do país, com especial destaque para o Alentejo e Beira Baixa.
No alinhamento do concerto estão temas do novo álbum "Sulitânia", a editar em Setembro, e do anterior "Terra de Abrigo", que conquistou um disco de prata.
O Grupo de Bombos de Lavacolhos, uma freguesia do concelho do Fundão com pouco mais de 250 habitantes, abre a noite de sábado às 21:30.
Formado por três bombos, duas caixas e um pífaro, os seus elementos formam também um coro ao qual é possível associar várias vozes.
A sua música, de origens ancestrais, está ligada às regiões pastoris mediterrânicas, remetendo para a inspiração medieval e trovadoresca.
Segue-se a banda Chuchurumel que, partindo da tradição musical portuguesa, a enriquece com um trabalho de recriação que não recusa os mais avançados meios tecnológicos disponíveis, aliados a instrumentos tradicionais como o acordeão cromático, o realejo ou a gaita-de-foles.
A noite termina com a Brigada Victor Jara que, ao longo dos seus 32 anos de existência, se dedica à recolha e recriação da música de todas as regiões portuguesas, das canções ritmadas do Norte às belas harmonias alentejanas.
Nesta apresentação, o grupo traz pela primeira vez ao Porto o seu novo disco, "Ceia Louca", num concerto inédito com a participação de convidados ilustres.
O programa do ciclo "Uma Casa Portuguesa" termina domingo, às 12:00, com o Grupo Coral Etnográfico Amigos do Alentejo, de Almada, que traz ao Porto os seus temas rurais, cantos de trabalho ou religiosos, mas também de amor, que constituem desde tempos imemoriais o repertório tradicional do Alentejo.