Três filmes portugueses na programação do festival de Huesca em junho

por Lusa

Filmes de Alexandra Ramires, Pedro Peralta e Bernardo Lopes estarão em competição no festival de cinema de Huesca, marcado para junho, em Espanha, revelou a organização.

O festival, que se apresenta como uma janela de divulgação do panorama internacional da curta-metragem, tem a 49.ª edição agendada de 11 a 19 de junho, com 75 filmes nas diferentes secções competitivas.

Entre os trinta filmes da seleção oficial ibero-americana estão "Elo", de Alexandra Ramires, "Moço", de Bernardo Lopes, e "Noite Perpétua", de Pedro Peralta.

"Elo" é uma animação a grafite em papel e sem diálogos, com argumento de Alexandra Ramires e da escritora Regina Guimarães. É o primeiro filme em nome próprio de Alexandra Ramires, depois de ter coassinado "Água Mole", com Laura Gonçalves.

Produzido pela Bando à Parte, em coprodução com França, "Elo" já foi exibido em cerca de 30 festivais e mostras, e soma uma dezena de prémios.

"Moço", a nova curta-metragem de Bernardo Lopes, tem produção da Fado Filmes e é protagonizada por Tomás Andrade. Fará a estreia internacional em Espanha, depois de ter sido exibido no IndieLisboa e no Caminhos do Cinema Português, onde venceu o Prémio Revelação.

Pedro Peralta terá em Huesca o filme "Noite Perpétua", que já tinha apresentado em 2020 em San Sebastián, e cuja trama se relaciona com a História recente de Espanha, do pós-guerra civil.

"Noite Perpétua" recria uma situação ocorrida em 1939, em Castuera, onde Matilde Morillo Sanchez, mulher de um republicano, foi abordada em casa por dois guardas para `dar um passeio`. Percebendo que iria ser executada, a mulher pede para amamentar a filha recém-nascida antes de sair.

Matilde Morillo Sanchez existiu na realidade e o corpo nunca foi encontrado, sendo uma das milhares de vítimas da repressão durante a ditadura de Franco, em Espanha.

Nesta secção competitiva iberoamericana do festival de Huesca, será atribuído um prémio, de 5.000 euros, e o filme distinguido será automaticamente pré-selecionado no processo de candidatura a uma nomeação para os Óscares.

Tópicos
pub