Três longas-metragens entre os 85 filmes em competição no Cinanima
Três longas-metragens estão entre os 85 filmes de 22 países em competição no Cinanima+2004 - Festival Internacional de Cinema de Animação, que decorrerá em Espinho de 8 a 14 de Novembro, anunciou fonte da organização.
A fonte referiu que as três longas-metragens admitidas a concurso foram seleccionadas entre as sete que se apresentaram à fase da selecção, números inéditos na história do festival, já com 28 anos.
Este facto obrigou a organização a reprogramar o festival, de forma a não prejudicar os filmes inscritos nas outras categorias.
O regulamento prevê que o júri deve escolher um número indeterminado de filmes que preencham as 10 horas disponíveis na programação para as sessões competitivas, pelo que a selecção de longas-metragens diminui drasticamente as possibilidades de selecção dos filmes das restantes categorias.
Por isso, o Cinanima-2004 terá pela primeira vez um concurso especial para a categoria D (longas-metragens) com júri e prémio próprios.
Por sua vez, os filmes desta categoria serão exibidos no Auditório do Casino Solverde, enquanto as restantes categorias se mantêm na sala Tempus do Centro Multimeios de Espinho.
Duas das longas-metragens seleccionadas para esta edição vêm de França ("La Prophétie des Grenouilles" e "L++le de Black Moor"), enquanto a terceira ("Hair High"), vem dos Estados Unidos da América.
Estas películas serão avaliadas por um júri autónomo, formado pelo crítico de cinema José Vieira Mendes, a realizadora Cecília Marreiros-Marum e o produtor António Costa Valente.
A França é o país com mais filmes seleccionados, num total de 20, seguida dos EUA e da Rússia, ambas com 10 películas a concurso.
Portugal participará com dois filmes nas sessões competitivas.
Os 85 filmes finalistas foram escolhidos entre 510 inscritos por um júri constituído por José Diogo Quintela (argumentista e humorista), Isabel Aboim Inglez (realizadora) e António Loja Neves (jornalista), além da realizadora francesa Maria Paccou e do professor belga Olivier Vandersleyen.
A edição deste ano do Cinanima voltará a contar com o concurso especial "Prémio Jovem Cineasta", destinado a realizadores entre os 18 e os 35 anos.
De acordo com a organização, foram seleccionados para este concurso todos os 19 filmes inscritos, entre os quais se contam várias películas portuguesas.
Único festival internacional de cinema de animação realizado em Portugal, o Cinanima decorre em Espinho há 28 anos consecutivos e conta com o patrocínio do Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia (ICAM).