Tucanas, grupo de percussionistas femininas, editam primeiro álbum

por © 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Lisboa, 12 Jan (Lusa) - As Tucanas, um grupo de cinco mulheres que desde 2001 têm vindo a desenvolver um projecto com novas sonoridades através da percussão, editam segunda-feira o seu primeiro álbum, intitulado "Maria Café".

À percussão de bidões de plástico, tambores, cabaças, adufes, surdos, ferrinhos e instrumentos que as próprias idealizam, as Tucanas juntam neste CD, editado pela Farol, a voz, o acordeão e o grupo de sopros Kumpania Algazarra.

Sara Jónatas, uma das Tucanas, afirmou à Lusa que o álbum "é um registo fiel" do trabalho que fazem.

"Nós investigamos e indagamos todos as músicas em que haja uma forte presença da percussão, mas assumimos como principais influências as músicas tradicional portuguesa, brasileira e africana", acrescentou.

"Mais do que um projecto no feminino, as Tucanas são uma forma diferente de querer fazer música de percussão procurando explorar novas sonoridades e uma expressão artística original", sublinhou.

Para a instrumentista, sendo o CD "um registo fiel bem conseguido" fica "aquém" do trabalho das Tucanas, que "se completa na sua vertente cénica que é igualmente forte e importante".

Para Sara Jónatas, "o ideal seria um DVD" que será o próximo passo do grupo.

Além de Sara Jónatas, as Tucanas são Ana Cláudia Gonçalves, Catarina Ribeiro, Marina Henriques e Mónica Rocha.

As Tucanas assumem a autoria da maioria das 16 peças que constituem o CD, tendo convidado "dois companheiros de jornada", Rui Júnior e Amélia Muge, para além dos Kumpania Algazarra.

"O Rui Júnior foi meu professor e da Mónica Rocha, era essencial que estivesse neste primeiro CD, e desde há muito que temos muitas cumplicidades com a Amélia ", disse sara Jónatas.

A cantautora Amélia Muge já se tinha apresentado com as Tucanas em Fevereiro de 2003 no Auditório Olga Cadaval, em Sintra.

Nesse espectáculo o grupo apresentou dois dos temas que se incluem neste disco: "Estruturas Primavera" e "Kazoo".

Outro tema incluído no CD é "Surdim", que em 2004, na Tenda raízes do Rock in Rio, fez a audiência aplaudir de pé a dançar no fecho da sua actuação que antecedeu a da cantora Mariza.

Para as Tucanas o álbum "Maria Café" é "a concretização de um sonho" onde "cada tema é fruto de uma ideia e não de um acaso, reflectida pela cabeça de cinco mulheres".

NL.

Lusa/Fim


pub