Turismo do Alentejo premeia candidatura das fortificações de Elvas a Património da Humanidade
Redação, 18 jan (Lusa) -- A candidatura das fortificações de Elvas a Património da Humanidade, aprovada em julho do ano passado pela UNESCO, conquistou o Prémio Especial Turismo do Alentejo, um dos galardões que a Entidade Regional de Turismo (ERT) entrega este sábado.
O Fluviário de Mora é o "palco" escolhido para o anúncio, no sábado à tarde, dos vencedores dos Prémios Turismo do Alentejo 2012, disputados por 57 projetos, distribuídos pelas sete categorias a concurso.
Além destas categorias, cujos galardoados foram escolhidos por um júri, a iniciativa integra três prémios extraconcurso, decididos pela Turismo do Alentejo e pela agência de promoção externa. Um deles, o Prémio Especial Turismo do Alentejo, revelou hoje à agência Lusa a ERT, foi ganho pela candidatura das fortificações de Elvas a Património da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
Contactada hoje pela Lusa, a vereadora Elsa Grilo, do município de Elvas, congratulou-se por este reconhecimento, lembrando que a classificação da UNESCO "é muito difícil de atingir" e constitui "uma mais-valia, não só para o Alentejo, como para todo o país".
"Portanto, o prémio é mais do que merecido. É um prémio a uma classificação de todo o mundo e nada mais justo que em Portugal, e no Alentejo, exista também esse reconhecimento", frisou.
A classificação das fortificações de Elvas como Património da Humanidade, na categoria de bens culturais, ocorreu em julho do ano passado.
O conjunto de fortificações de Elvas, cuja fundação remonta ao reinado de D. Sancho II, é o maior do mundo na tipologia de fortificações abaluartadas terrestres, possuindo um perímetro de oito a dez quilómetros e uma área de 300 hectares.
Os outros dois galardões extraconcurso da Turismo do Alentejo, revelou também a ERT, dizem respeito à comunicação turística do Alentejo, a nível interno e também externo.
O Prémio Comunicação Alentejo de cariz externo, da responsabilidade da Agência Regional de Promoção Turística, distinguiu a revista espanhola Condé Nast Traveler.
Já o suplemento Fugas, do jornal Público, ganhou o Prémio Comunicação Alentejo a nível interno, outorgado pela Entidade Regional de Turismo.
Os Prémios Turismo do Alentejo, que vão na terceira edição, são dirigidos aos agentes públicos ou privados que desenvolvam projetos de interesse turístico no Alentejo.
O objetivo, segundo a ERT, é "distinguir e divulgar a excelência da oferta que, de modo geral, tem contribuído para afirmar o destino nos mercados".
As sete categorias a concurso este ano foram: Melhor Empreendimento Turístico, Melhor Turismo Rural, Melhor Animação Turística, Melhor Enoturismo, Melhor Evento, Melhor Gastronomia e Melhor Projeto Público.
A sessão de sábado no Fluviário de Mora arranca às 16:00, com o lançamento do Projeto de Dinamização e Promoção Turística dos Parques Temáticos do Alentejo, seguindo-se o anúncio dos galardoados com os prémios e menções honrosas.
RRL // MLM.